Fechar
Buscar no Site

A determinação de Jefferson Portela e o apoio de Flávio Dino no combate ao crime

O combate ao crime é feito com muita determinação e coragem no Maranhão pelo secretário da Segurança, Jefferson Portela, com todo apoio do governador Flávio Dino. Nunca um governo investiu tanto em segurança nesse estado. “A vibração de Portela no combate à criminalidade é admirável, e isso pode ser constatado no seu dia a dia, na sua incansável rotina de verdadeiro policial de campo”, afirma Dr. Pêta no Colunaço deste domingo, que O INFORMANTE reproduz na íntegra a seguir:

PETINHADAS –

*** Combater o crime não é uma tarefa fácil, mas no Maranhão ao menos temos a certeza de que esse combate é feito com muita determinação pelo Governo do Estado, que tem no secretário Jefferson Portela um empenho pessoal nunca visto nesse estado!!! A vibração de Portela no combate à criminalidade é admirável, e isso pode ser constatado no seu dia a dia, na sua incansável rotina de verdadeiro policial de campo!!! O Maranhão teve dois momentos importantes na Polícia!!! O primeiro, quando o hoje deputado Raimundo Cutrim assumiu o comando da Secretaria da Segurança e enfrentou com muita coragem e determinação o crime organizado, colocando na cadeia figuras que ‘pontuavam’ na sociedade como ‘pessoas de bem’, mas que agiam nos subterrâneos, no submundo do crime!!! Justiça se faça, portanto, ao apoio que ele teve da então governadora Roseana Sarney, que o nomeou para o cargo de secretário da Segurança, atendendo a pedido do então procurador geral de Justiça Jamil Gedeon, e dos jornalistas Lourival Bogéa e Walter Rodrigues, este já falecido…, todos preocupados com os rumos perigosos que a Segurança do Maranhão tomava!!! Cutrim, que fazia um grande trabalho como assessor especial do Ministério Público no combate ao crime organizado, realizou uma verdadeira limpeza na Polícia Civil do estado, colocando na cadeia policiais corruptos e assassinos que manchavam o nome da Secretaria da Segurança!!! Passada a era Cutrim, o Maranhão vive o seu segundo momento importante na Segurança; agora com Jefferson Portela!!! Nunca o crime foi combatido com tanta determinação e empenho como nos dias atuais…, e por um secretário que toma a frente desse combate, na linha de frente, com a coragem de poucos!!! E o faz porque tem todo o apoio do governador Flávio Dino que, desde o dia que assumiu o comando do Maranhão, em janeiro de 2015, não mede esforços nos investimentos para dotar a Polícia de toda estrutura para enfrentar o crime, a bandidagem!!! Esse ‘casamento perfeito’ já trouxe resultados muito positivos, com a redução da violência no Estado, constatada nos números divulgados com frequência diante de levantamentos realizados no estado!!! A bandidagem nunca vai deixar de existir, mas, a continuar esse trabalho incansável de Jefferson Portela e essa determinação de Flávio Dino é quase certo que criminosos, cada vez mais, pensarão duas vezes antes de vir agir no Maranhão!!!

*** Olha essa!!! Em julho de 2018, o deputado estadual Marco Aurélio disponibilizou a João Lisboa, a 10 km de Imperatriz, uma emenda de 150 mil reais para a compra de uma ambulância, modelo caminhonete, com o objetivo de atender os povoados do município!!! No entanto, um mistério intriga a população: cadê a ambulância???!!! Ao Dr. Pêta, moradores informam que o recurso está na conta, mas a prefeitura não entregou a unidade móvel!!! Duas versões ‘correm’ em João Lisboa: uma, é que a ambulância foi batida em trânsito, está sendo consertada e será entregue à população!!! A outra, que está faltando concluir “uma tal de licitação”!!! Mas quem poderá desvendar esse mistério???!!! O fato é que a prefeitura, mesmo com o recurso na sua conta, até hoje não entregou a ambulância para a população da zona rural do povoado ‘Centro do Toinho’!!! A propósito, há outras denúncias de supostas irregularidades na atual gestão de João Lisboa, o que cria uma atmosfera de falta de credibilidade junto à população!!! O município vive dias difíceis, com déficit na infraestrutura, limpeza pública, estradas vicinais praticamente intransitáveis e problemas na área de saúde e educação!!! Não muito diferente de outras cidades onde os prefeitos não lidam bem com crises!!!

*** Falar em prefeitos, tá chegando a hora de a “onça beber água” na Famem!!! A eleição para o novo comando da entidade acontece no próximo dia 31, quando o atual presidente Cleomar Tema e o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, disputarão no voto a presidência da federação municipalista!!! Depois de semanas e dias de muita tensão, o clima amenizou um pouco e tudo indica que, apesar da disputa acirrada, teremos uma ‘eleição civilizada’!!! Tudo indica que os dois lados criaram juízo e chegaram à conclusão de que uma ‘briga intestina’ agora só prejudicará esse novo momento que vive o Maranhão, depois de derrubar um império que dominou esse estado por quase 50 anos!!! Tomara que Dr. Pêta esteja certo e que seja mesmo isso que tenha acontecido: juízo na ‘cachola’ pelo bem do Maranhão, que não pode retroceder!!! Que vença quem melhor souber trabalhar nesse clima, e que o derrotado saiba perder e não guarde mágoas…, que saiba colocar os interesses do estado acima dos seus!!!

 

*** Anotem aí… Jair Bolsonaro vai melhorar sua relação com a imprensa!!! Como bem disse a revista Veja dessa semana, “o desgaste sofrido nas primeiras duas semanas de governo foi suficiente para que o presidente entendesse que há um abismo entre presidir um país e agir como um candidato nas redes sociais”!!! Assim, Bolsonaro cedeu aos apelos de sua equipe e escalou um porta-voz!!! O escolhido foi Otávio Santana do Rego, general de três estrelas que desde 2014 chefiava o Centro de Comunicação Social do Exército!!! O ‘cabra’ é bom em eliminar ruídos!!!

*** Falar em ruído, que ruído maldoso esse que “as redes sociais do mal” fizeram com a decisão da Latam de cancelar o voo direto Rio-São Luís, afirmando, irresponsavelmente, que tinha sido por causa do aumento da alíquota do querosene!!! Tudo fake news, o que, aliás, já se tornou uma rotina nas ‘redes’, principalmente contra o governo Flávio Dino!!! São ações de inconformados que parecem não ter fim!!! Quando foi que a decisão da Latam envolveu entrave no diálogo com o Governo do Estado???!!! Meu amigo, não chegou a haver uma proposta sequer da companhia aérea junto à administração estadual, para redução do ICMS do combustível em troca de manutenção do voo!!! A própria Latam, num comunicado oficial, confirmou que a decisão foi exclusivamente da companhia, baseada na “readequação da malha aérea da empresa”!!! Mas aí aparece o “Doutor Inconformismo” e tenta jogar a culpa no Flávio Dino!!! Deixa o Maranhão em paz, ‘agonizante’!!!

*** E o blogueiro que usou um vídeo gravado há mais de dois anos, da gestão do Gil Cutrim, que mostrava problemas na Maternidade de São José de Ribamar, para tentar atingir a imagem do prefeito Luís Fernando, hein!!! Pois é…, depois de ser desmentido e de ser ‘descatitado’ por seu chefe, o ‘esgotosférico’ ‘caiu matando’ pra cima de todos aqueles que o desmoralizaram publicamente, inclusive Dr. Pêta!!! Só falta agora matar uma ‘galinha preta’ e colocar numa encruzilhada qualquer para completar o ‘trabalho’ contra “seus detratores”!!! Mas, cuidado, não vai fazer como ‘Mestre Bita’, que depois que começou a usar tabletes de caldo de galinha Knnor nos ‘serviços’ nunca mais conseguiu nada de positivo pra Sarney e Roseana, hahahahahahahahahahaha!!!

*** E o concurso que ‘rolou’ aí em prefeitura da ‘Grande Ilha’!!! Imagina a galera passando um “Google fino” na lista dos aprovados, principalmente naqueles que fizeram 40 pontos (100%)!!! Meu amigo, tem ‘cara-metade’ de prefeito, irmã de prefeito, assessora parlamentar federal…!!! Resumindo: as vagas vão ser ocupadas por ‘alienígenas’, pois o desempenho dos ‘nativos’ em cargos-chave não foi o ideal!!! Imagina se essa ‘tchurma’ vai ‘bater ponto’!!!

*** Rapaz, acredita que o ‘níver’ do “apresentador okay, okay-okay” ainda rende???!!! Pois é…, mesa grande reunida e eis que chegam ‘americano deportado’ e ‘Dr. Dinheiro’ com uma garrafa de uísque numa sacola de supermercado!!! Na chegada, enquanto ‘Dr. Dinheiro’ abraçava o aniversariante e fazia a ‘festa’ – “oquei, oquei, oquei” -, ‘Americano Deportado’ colocava a garrafa do ‘doze anos’ embaixo da mesa!!! De repente, ‘Dr. Dinheiro’ olhou para a churrasqueira e viu a ‘bicha’ cheia de carne, linguiça, frango…!!! Ah, pra quê…, ‘partiu pra cima’ de ‘Americano’, ‘brabinho’: “Rapaz, tu não me avisaste que aqui tinha comida…, ainda fez a gente gastar com almoço no Shopping de Automóvel…, que desperdício”, hahahahahahahahahaha!!!

*** “Que a tragédia de Brumadinho abra os olhos do governo. Meio ambiente não é zoeira de esquerda: é respeito à vida das pessoas e do planeta”!!! A afirmação foi feita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em suas redes sociais, em referência ao desastre da barragem de rejeitos da Vale, em Brumadinho, Minas Gerais!!! FHC direcionou sua mensagem ao governo Bolsonaro, pedindo seriedade no trato com temas ambientais!!! O tucano disse que Brasília não deve demonizar a área ambiental – no que pareceu ser um claro recado a Bolsonaro, um crítico ferrenho das políticas ambientais de governos anteriores!!! “O governo deve regular e fiscalizar com mais energia sem demonizar quem disso se ocupa. Solidariedade às vítimas, mais ação para o futuro”, ressaltou!!!

 

*** Olha só alguns procuradores de justiça do estado (Dr. Pêta não sabe se todos) receberam nessa quinta-feira!!! Encaminhado pelo procurador-geral Gonzaga!!!
“Por sempre ter pautado nossa gestão pela transparência e pelo zelo com a legalidade, e coerente com os princípios republicanos que sempre nortearam minha vida, encaminho em respeito à verdade e à Justiça, a publicação da decisão liminar da Corregedoria Nacional do Ministério Público que determinou o arquivamento de plano da reclamação disciplinar n° 1.00049/2019-26 (p.p. 4/5, do Diário Eletrônico), de onde extraio a ementa: RECLAMAÇÃO DISCIPLINAR. IMPUTAÇÃO DE IRREGULARIDADE FUNCIONAL EM FACE DE MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO. IMPUTAÇÃO DE NEPOTISMO, FALSIDADE IDEOLÓGICA, GASTOS COM DIÁRIAS E PASSAGENS EXORBITANTES, USO DA MÁQUINA
PÚBLICA PARA PROMOÇÃO PESSOAL E UTILIZAÇÃO DA
SEGURANÇA INSTITUCIONAL PARA FINS PARTICULARES.
NÃO CONFIGURAÇÃO DE INFRAÇÕES DISCIPLINARES.
I – Conforme disposição do artigo 1.595, § 1º, do Código Civil, o
parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e
aos irmãos do cônjuge ou companheiro, além de a afinidade ser um
vínculo pessoal. Não há assim, violação da Resolução nº 37/2009 do
CNMP, no caso concreto.
II – Relato unilateral e desconectado de qualquer lastro documental
mínimo a indicar deslocamentos desvinculados da atividade
institucional não autoriza qualquer providência disciplinar, devido à
presunção de legitimidade dos atos administrativos.
III – Publicação de vídeo divulgando sucesso do trabalho ministerial e
colocando a Instituição à disposição da sociedade em contexto natalino não caracteriza ato de improbidade administrativa.
IV – O cargo de Procurador-Geral de Justiça é um cargo político que
chefia a carreira do Ministério Público Estadual, e pela sua exposição
necessita de escolta pessoal quando necessária.
V – Arquivamento de plano desta Reclamação Disciplinar, com
fundamento no artigo 76, parágrafo único, do Regimento Interno do
CNMP”!!! É…, ‘rapá’…, quando a “poeira senta”, a história é diferente!!!

*** Viram o Portalaz, de Teresina, na sexta-feira???!!! Seguiu foi o rastro da ‘atenção básica’!!! “Uma modalidade de patifaria inventada no governo Temer, o chamado Custeio da Atenção Básica, está sendo revista pelo atual governo e deve, seguramente, provocar investigações nas liberações passadas. Só para o Piauí o Ministério da Saúde teria liberado mais de R$ 200 milhões, todos através das mãos bondosas e caridosas do senador Ciro Nogueira, o então donatário do ministério. O Custeio da Atenção Básica, que não é nada mais que uma verba inventada para suprir despesas de prefeitos, a maioria despesas fictícias, fantasiosas, já atendidas em outros programas, dava a facilidade de o gestor apenas emitir a Nota Fiscal do que foi gasto, sem a necessária e obrigatória licitação. Na campanha eleitoral do senador Ciro e dos demais aliados, entre eles, o governador Wellington Dias, aportaram para prefeituras do Piauí verbas nunca vistas, e muitas das prefeituras não receberam mais porque já tinha atingido o teto. É nesse foco que uma comissão do Ministério da Saúde, ainda no âmbito administrativo – mas com prazo de 60 dias – está atuando para averiguar a aplicação de todas as liberações não só no Piauí como no resto do Brasil. Há suspeitas de que o dinheiro termina sendo rateado com o prefeito, o fornecedor da nota, e com os parlamentares que no governo federal fizeram parte do esquema. No Piauí, só em São Raimundo Nonato, a prefeitura recebeu R$ 19 milhões, dinheiro muito maior que as receitas recorrentes que o município recebe o ano inteiro. No Piauí, são alvo preferenciais dos órgãos de fiscalização todos aqueles prefeitos que receberam essas verbas, amarrando apoio e voto ao senador Ciro Nogueira e, naturalmente, aos que por ele foram indicados”!!! Será só lá???!!!

***

*** E pra fechar….

Bom domingo, Dr. Pêta;

A partir da década de 1980, inventaram que São Luís é a Jamaica brasileira ou a Ilha do Reggae. Aí eu fiquei cabreiro, pensando, pensando, me belisquei, mas não cheguei a essa conclusão.

Nos meus 67 fevereiros e ex-fã do sereno desde final da década de 1960 até final/começo das décadas de 1980/90, por onde andava, não via, não curtia e não sabia que por aqui alguém amasse tanto o reggae, ao ponto de São Luís ser elevada a essa condição especial de Jamaica brasileira.

Eu me lembro  muito bem das festinhas caseiras de jovem guarda, terreiros de forró/merengue nas madrugadas depois de algumas cachaças e alguns baseados, mas de reggae, nunca.

O primeiro reggae que chegou por aqui, e no Brasil inteiro, data de 1975; intitula-se: “No Woman No Cry ” (Bob Marley), na sua melhor versão “Não Chores Mais”, do grande Gilberto Gil, que demorou um pouco para deixar de ser sucesso. Não me lembro de outro com esse peso. Mas não vi, também, nenhum assanhamento do povo nesse sentido da amorosidade pelo ritmo.

Pois bem, aqui não é e nunca foi nenhuma Jamaica brasileira e muito menos Ilha de Reggae. São Luís é de todos os movimentos. Nem o Bumba meu Boi é mais exclusividade de São Luís e do Maranhão; tem em outros estados. O que será que inventarão doravante?

(Antonio Carlos – Ponta do Farol, São Luís MA)

**********

Nelson Motta, no Estadão”!!!

Uma análise perfeita.

Se o mensalão não tivesse existido, ou se não fosse descoberto, ou se Roberto Jefferson não o denunciasse, muito provavelmente não seria Dilma, mas Zé Dirceu o ocupante do Palácio da Alvorada, de onde
certamente nunca mais sairia.
Roberto Jefferson tem todos os motivos para exigir seu crédito e nossa eterna gratidão por seu feito heróico: “Eu salvei o Brasil do Zé Dirceu”.
Em 2005, Dirceu dominava o governo e o PT, tinha Lula na mão, era o candidato natural à sua sucessão. E passaria como um trator sobre quem ousasse se opor à sua missão histórica. Sua companheira de armas Dilma Rousseff poderia ser, no máximo, sua chefe da Casa Civil, ou Presidente da Petrobrás.
Com uma campanha milionária comandada por João Santana, bancada por montanhas de recursos não contabilizados arrecadados pelo nosso
Delúbio, e Lula com 85% de popularidade animando os palanques, massacraria Serra no primeiro turno e subiria a rampa do Planalto nos braços do povo, com o grito de guerra ecoando na esplanada: “Dirceu guerreiro do povo brasileiro”. Ufa!
A Jefferson também devemos a criação do termo “mensalão”. Ele sabia que os pagamentos não eram mensais, mas a periodicidade era irrelevante.
O importante era o dinheirão. Foi o seu instinto marqueteiro que o levou a cunhar o histórico apelido que popularizou a Ação Penal 470 e gerou a aviltante condição de “mensaleiro”, que perseguirá para sempre até os eventuais absolvidos.
O que poderia expressar melhor a ideia de uma conspiração para
controlar o Estado com uma base parlamentar comprada com dinheiro público e sujo? Nem Nizan Guanaes, Duda Mendonça e Washington Olivetto, juntos, criariam uma marca mais forte e eficiente.
Mas, antes de qualquer motivação política, a explosão do maior escândalo do Brasil moderno é fruto de um confronto pessoal, movido pelos instintos mais primitivos, entre Jefferson e Dirceu. Como Nina e Carminha da política, é a história de uma vingança suicida, uma metáfora da luta do mal contra o mal, num choque de titãs em que se confundem o épico e o patético, o trágico e o cômico, a coragem e a vilania. Feitos um para o outro.
O “chefe” sempre foi José Dirceu. Combativo, inteligente,
universitário – não sei se completou o curso -, fala vários idiomas, treinado em Cuba e na Antiga União Soviética, entre outras coisas. E com uma fé cega em implantar a Ditadura do Proletariado a ‘La Cuba’.
Para isso usou e abusou de várias pessoas e, a mais importante – pelos resultados alcançados – era Lula. Ignorante, iletrado, desonesto, sem ideais, mas um grande manipulador de pessoas, era o joguete ideal para
o inspirado José Dirceu.
Lula não tinha caráter nem ética, e até contava, entre risos, que sua família só comia carne quando seu irmão “roubava” mortadela no mercado onde trabalhava. Ou seja, o padrão ético era frágil.
E ele, o Dirceu, que fizera tudo direitinho, estava na hora de colher os frutos e implantar seu sonho no país.
Aí surgiu Roberto Jefferson… e deu no que deu.

**********

MISTÉRIO –

*** Qual é a maternidade de alta complexidade que está com estoque de nutrição enteral e leite tão alto, que tem gente lá dentro doando até para funcionários???!!! Don Lula neles!!!

*** Qual é a superintendente substituta que anda ‘fazendo a festa’ com o cartão corporativo da chefe???!!! Tá bom de dar um jeito nessa ‘criança’!!! Aliás, pra ajudar criança, com certeza, é que ela não tá usando esse cartão!!!

*** Qual foi a unidade hospitalar que essa semana ficou sem soro e dipirona injetável???!!! Ainda bem que avisaram ‘Don Lula’ a tempo de tomar providências!!!

*** Qual parlamentar já conseguiu convencer um colega, eleito para Brasília, a comprar uma de suas unidades residenciais lá pras bandas dos Lençóis???!!!

*** Qual é a instituição de ensino superior que tem uma dívida de milhões com o município de São Luís, de ISSQN não recolhido???!!!

*** Quais foram os empresários que insistiram tanto que a direção da Fribal da Ponta da Areia voltou com a sua tradicional degustação???!!! E voltou foi ‘quente’, servindo até sopas!!!

*** Quem foi a servidora do judiciário que chegou em casa ‘tochada’, colocou um ovo pra fritar, dormiu no sofá, a frigideira ‘incendiou’, o filho apagou o fogo, e, no dia seguinte, ao ver ‘tudo preto’ na cozinha, ainda quis culpar o ‘coitado’???!!!

*** Quem foi a ‘socialite’ que, para não perder a pose, foi flagrada tomando uísque em taça de champanhe numa festa de um dos Fecury???!!!

*** E aí, a ‘Bandida’ vai ou não vai sair no Carnaval deste ano???!!! Mis-tééééééééé-rio cabeludo!!!

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias