Fechar
Buscar no Site

A decisão do MDB que desnorteou e ‘cegou’ adversários do governo, a venda de um partido no MA e o “Trânsito Livre” polêmico de Braide

Foto: Reprodução

A decisão do MDB que desnorteou e ‘cegou’ adversários do governo, a venda de um partido no MA e o “trânsito livre que mata” do prefeito Eduardo Braide são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, 24, que traz, ainda, os intrigantes Mistérios da semana, como este: “Quem são os xiitas de uma certa secretaria estadual que estão atrapalhando o desenvolvimento do estado???!!! Alô, Brandão…, bora intervir, para não deixar os maranhenses enervados”!!! Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA –

PETINHADAS –

*** Rapaz, a decisão do MDB do Maranhão, de apoiar a reeleição de Carlos Brandão para o Palácio dos Leões e a eleição de Flávio Dino para o Senado parece que desnorteou e ‘cegou’ os adversários do governo e o ‘exército midiático’ do senador Weverton Rocha!!! É uma verdadeira ‘festa’ o que já se viu de “notícia em tom de desespero” depois que o partido comandado por Roseana Sarney encaminhou ao TRE-MA a ata da sua convecção estadual, oficializando o apoio à chapa completa encabeçada por Brandão!!! “Ah porque Edinho não vai votar em Flávio Dino”… “Ah, porque Lobão Filho e Hildo Rocha descartam apoio ao ex-governador”… “Ah, porque Flávio Dino quer agora estar junto e misturado com a família Sarney” (E Weverton não queria???!!! Foi, até, no Murano conversar com Roseana…)!!! Mas a maior mesmo foi de Ricardo Murad: “NUNCA IMAGINEI PRESENCIAR”…, disse o ex-secretário da Saúde sobre o apoio de Roseana a Flávio Dino!!! Pois é…, afirmou, com todas as letras, que ficou pasmo!!! “Aprendi que tudo neste mundo tem limite; assisti pasmo à união que jamais imaginaria possível, de o MDB presidido por Roseana se unir a Flávio Dino e Brandão”, lamentou Ricardo Murad!!! Marrapá…, logo Ricardo Murad, lá no início frequentador da cozinha dos Sarney, e que depois ‘se mudou de malas e cuidas’ para a oposição, para, posteriormente, retornou ao convívio dos Sarney e se tornar o todo poderoso secretário de Saúde do Estado…!!! Rapaz…, meu chefe, grande amigo de Ricardo, está pasmo com essa!!! Hahahahahahahahahahahahaha!!! Mas, ora me compre ‘oitocentos1 bodes!!!

*** E quanto á chiadeira geral e notícias de que fulano, sicrano e beltrano do MDB não apoiarão Flávio Dino…, que importa???!!! O que importa, mesmo, é o tempo de TV que o partido dará ao governador e ao ex-governador!!! O resto…, ah, deixa pra lá…!!! Rapaz, vão pra balada que é melhor… “TEM CABARÉ ESSA NOITE // TEM CABARÉ ESSA NOITE… ESSA NOITE, ESSA NOITE”…!!! Hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Informações de bastidores obtidas com exclusividade pela ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta dão conta de que um dirigente estadual e um agora pré-candidato suplente negociaram um partido aqui na terrinha com dois senadores da república!!! A negociação teria envolvido uma cifra de ‘uma milha’, a ser passada aos dois integrantes da legenda por meio de um órgão federal!!! “Jesus/Maria/José”!!! É, meu amigo, com essa o partido praticamente se acabou por aqui!!!

*** Meu amigo, já repararam como tudo de ruim começa aqui pelo Maranhão???!!! Impressionante!!! A Lava Jato, por exemplo, não era nada até a prisão do doleiro Alberto Youssef, no Hotel Luzeiros, em São Luís, no dia 17 de março de 2014!!! Era só um crime fiscal sem qualquer repercussão!!! Com a prisão de Youssef na capital maranhense, a Lava Jato ‘explodiu’ no país, chegando a se transformar, três anos depois, na maior operação contra a corrupção jamais vista no Brasil e no continente sul americano!!! E agora esse escândalo gigantesco aí das emendas secretas, com QG no Maranhão!!! Fora uns dois mais aí que Dr. Pêta esqueceu…!!! Mas vai lembrar…!!!

*** Rapaz, tem muita coisa errada nesse Maranhão!!! Em Alcântara, por exemplo, tiraram do cargo um secretário municipal que vinha trabalhando com muita competência para produzir toda uma documentação técnica necessária para o governo do estado poder oferecer soluções para a cidade!!! Com a saída dele, lógico, haverá um prejudicial atraso nessas soluções!!! E esse atraso, consequentemente, prejudicará a gestão do novo prefeito Nivaldo Araújo, que assumiu o cargo com a morte do padre William, que administrava o município!!! Mas “será o benedito”???!!!

*** Rapaz, essa galera do escracho não deixa passar nada!!! Depois de assistir ao vídeo do senador Weverton Rocha, gravado diretamente do estádio Nhozinho Santos, onde ele fará a sua anunciada “grande convenção”, na próxima sexta-feira, 29, um gaiato ‘mandou bala’: “Mas por que ele não faz essa convenção no Costa Rodrigues”???!!! Hahahahahahahahahahahaha!!! ‘Rapá’…!!!

*** Falar em ‘escracho’, esse meu chefe também não perde uma!!! Depois da prisão de ‘Eduardo DP’, e diante de toda a repercussão local e nacional sobre os escândalos que envolvem o empresário maranhense, meu chefe sai com essa, numa ‘roda’: “É, rapaz, depois dessa o ‘imperador de Dom Pedro’ está um verdadeiro “Eduardo DPrê”!!! Pior que não é só ele…!!! Se acertarem uma delação premiada, vão ter que reforçar os estoques de Rivotril nas farmácias…, pode crer!!!

*** E teve outra!!! Que o deputado federal Cleber Verde comprou a TV Guará muita gente já sabe, né???!!! Agora, o interessante, mesmo, é um parlamentar verde envolvido com um pássaro vermelho, hahahahahahahahahahaha!!!

*** O prefeito Eduardo Braide anunciou, essa semana, por meio de suas redes sociais, que vai dar início ao “maior programa de mobilidade de São Luís”, chamado ‘Trânsito Livre’!!! E, diretamente de um dos grandes ‘balões’ da cidade, sem dar maiores detalhes, informou que a prefeitura vai retirar todas as rotatórias da Avenida dos Holandeses!!! O JP, por meio do Colunaço do Pêta, tentou obter maiores detalhes da prefeitura sobre as grandes intervenções que serão realizadas no trânsito da cidade, conforme Eduardo Braide anunciou, mas a Secretaria Municipal de Comunicação ignorou a solicitação do editor, feita por meio de mensagem de Whatsapp!!! Diante do silêncio da Prefeitura, o JP procurou o especialista em gestão e normatização de trânsito e transporte, especializado também em psicologia de trânsito, Francisco de Assis Peres Soares!!! Francisco Soares passou por quase todos os postos no Sistema Nacional de Trânsito e atualmente é membro do CONTRAN, da JARI da PRF/MA, coordenador adjunto do GT Segurança do Trânsito do Conselho Federal de Engenharia e Coordenador do Observatório do Trânsito no Maranhão!!! Procurado – e atencioso –, Peres Soares escreveu um artigo sobre o assunto que o Jornal Pequeno publica em sua edição deste domingo!!!

*** No artigo, que intitulou “Trânsito livre que mata”, Francisco Soares classifica a ação do prefeito Braide de “atabalhoada e aparentemente midiática”!!! “Não desconfio das boas intenções do nosso alcaide, mas é imperioso lembrar que essa avenida não é uma via urbana da alçada municipal. Trata-se de uma rodovia estadual – a MA 203, que pela lei que aprovou o Plano Estadual Rodoviário do Estado do MA, é da competência da SINFRA – Secretaria de Infraestrutura do Estado do Maranhão”, diz o especialista em trânsito, indo além: “Nessas ações desencontradas, a prefeitura não percebe que caminha na contramão das medidas universalmente adotadas para garantir segurança no trânsito, deixando de lado outras soluções para aumento da fluidez, preferindo fazer o caminho inverso de substituição por perigosos cruzamentos semaforizados, que até podem melhorar a fluidez, mas com um alto preço a ser pago pelo orçamento da saúde…”!!!

*** E prossegue Francisco Soares: “A minha contrariedade e oposição ao PROGRAMA TRÂNSITO LIVRE não é idiossincrática, mas   baseada no fato cientifico de que as rotatórias apresentam apenas 8 pontos de conflito e os cruzamentos apresentam inadmissíveis 32 pontos. Esse aumento de 400% se traduzirá no aumento do número de sinistros nessa avenida. Esse aumento não é só probabilístico; provém da própria geometria do cruzamento. Aproveito para dizer que os órgãos de trânsito do Brasil caminham no sentido inverso ao da prefeitura de São Luís; ou seja, lutam para transformar cruzamentos em rotatórias, pois esses elementos quando devidamente calibrados não só aumentam a segurança, pelos motivos já descritos, mas também melhoram a fluidez. Foi o que demonstrou estudo realizado em Maringá-PR, onde se fez a substituição de uma interseção semaforizada, entre as Avenidas Cerro Azul e Juscelino Kubitscheck, por uma rotatória. Deixo aqui, como admirador do prefeito a sugestão que ele destine os recursos municipais em obras urgentes de alçada municipal como a requalificação da Avenida dos Africanos, palco de muitos acidentes e bastante congestionada. Mas caso ele insista na substituição de rotatórias, que faça por sistema de elevados e túneis. Os elevados são obras de arte de alto valor, porém garantem excelente fluidez e muita segurança para os usuários do trânsito”!!! (Leia o artigo na íntegra na página 4 da edição de hoje do JP!!!

*** O governador Carlos Brandão vai fazer mais um gol de placa!!! Agora com a Expoema-2022, que acontecerá de 04 a 11 de setembro no Parque Independência, em São Luís!!! E adivinha???!!! De portões abertos ao público!!! Possibilidade de revivermos os grandes públicos na maior festa da agropecuária maranhense!!! As obras no parque vão entrar em ritmo acelerado a partir desta semana!!!

*** Olha só!!! A enorme riqueza ambiental do Maranhão é incontestável!!! Este é o estado brasileiro com a maior diversidade de recursos naturais do país!!! A conservação socioambiental é assunto indiscutível!!! Mas os maranhenses já cansaram de carregar a pecha de viverem em “estado rico de população pobre”!!! Há anos, o Ceará de terras secas, que era tão mirrado, desprovido de muitas vantagens, disparou com sua economia e deixou nossa terra pra trás, ‘comendo poeira’!!! Não podemos naufragar na baía de São Marcos cada vez mais preenchida de navios!!! Diante dessa situação, o Maranhão não pode se dar ao luxo de perder R$ 250 milhões em investimentos de uma grande empresa por causa da lentidão e de embaraços!!! O governador Brandão, ao que parece, atentou para a situação e já deve tomar providências para que alguns órgãos ‘se orientem’ e ajudem a contribuir com o desenvolvimento do estado!!! Brandão pretende destravar e fazer com que alguns setores trabalhem mais em benefício dos maranhenses e deixem de dar tanta atenção a grupo de pessoas que não conseguem enxergar os benefícios que os grandes projetos trazem para todos nós!!!

*** Rapaz, e não é que valeu o alerta feito àquele “presidente influencer digital”, de que faltava a ele colocar uma pauta positiva para os “empregados públicos” da área da saúde que convivem com salários achatados, demissões e sobrecarga de trabalho!!! Pois é…, na quinta-feira, 21, foi anunciada a assinatura de um convênio com a Segep que possibilita o atendimento por parte desses empregados no Hospital dos Servidores!!! Falta, agora, só a aprovação do plano de cargos carreiras e salários, que está na mesa dele!!! É isso aí!!!

*** E olha só esse absurdo de marca maior!!! Contratados como fisioterapeutas, fonos, terapeutas, psicólogos e outros, do Hospital da Criança, por tirania de alguns dirigentes, não recebem o ‘divino’ direito das férias!!! Já não têm direito a SUS, décimo, etc…, trabalham num sistema quase escravocrata, sem direito ao sagrado descanso!!! Nem férias remuneradas eles querem, mas apenas o direito de descanso!!! Tem profissionais com sérios problemas de estafa, coluna, hipertensão, sequelas de covid…, e sem um mísero dia de descanso!!! E nesse ritmo já há anos. Em outras unidades todos têm esse direito, em comum acordo com os coordenadores e diretores da casa!!! No HC, todavia, esse direito é negado!!! Será que o prefeito Eduardo Braide e o secretário da área sabem disso???!!!

*** E olha que notícia boa, obtida com exclusividade pelo Colunaço!!! Já está certo o local onde será construído o futuro “Vila Galé Collection São Luís”!!! Vai funcionar onde era a Defensoria Pública do Estado, em frente ao Mercado das Tulhas, no Reviver – Centro Histórico da capital!!! O projeto original dessa área, ‘gestado’ no governo de José Reinaldo Tavares, era para a construção de uma pousada, com 40 quartos!!! Por alguma ‘obra do destino’, foi ‘desviado’, em outro governo, para a construção da Defensoria Pública estadual, que acabou saindo de lá e transformando o prédio num ‘elefante branco’!!! Agora, será ‘ressuscitado’ com a construção do grande “Vila Galé Collection São Luís”, do grupo hoteleiro Vila Galé, a segunda maior organização hoteleira portuguesa, presidida pelo empresário Jorge Rebelo de Almeida, com mais de três décadas de existência e que conta com 37 unidades, sendo 27 em Portugal e dez no Brasil!!! O empreendimento será ampliado com a anexação de mais “um prédio e meio”, vizinhos, e terá 80 quartos!!! Muito show de bola!!!

*** Outra notícia ótima e interessante para o Maranhão!!! O empresário de turismo português Nuno Camacho, dono do Hotel Convento do Espinheiro, em Évora (Portugal), e do Hotel Convento do Carmo, em Salvador, estará nos dias 13 e 14 de setembro em São Luís para visitar o Centro Histórico e ver hipóteses para investir num hotel de luxo na capital!!!

*** E pra fechar…

Provando do próprio veneno

Seria cômico se não fosse uma tragédia anunciada a afirmação de Weverton Rocha, em ‘Nota de Esclarecimento’ que nada esclarece, de que “terão que aceitar que um filho de uma professora e um técnico agrícola, nascido em Imperatriz e criado em São Luís e de origem simples chegue ao Palácio dos Leões”.
Primeiro: origem simples é fator de orgulho para qualquer cidadão de bem, desde que a ascensão econômica e social tenha galgado os degraus do trabalho, da decência e possa ser mensurada como resultado disso. O senador pode fazer isso para explicar a fortuna acumulada (inclusive a casa no condomínio de luxo em Barreirinhas) em tão curto espaço de tempo e, apenas e unicamente, com mandatos parlamentares?
Segundo: a aspiração de chegar ao Palácio dos Leões é legitima a qualquer cidadão, que, primeiro, tenha lastro moral e transparência, coisas que sua trajetória não mostram – ao menos até agora –, mas que seu desejo de comandar os destinos do Maranhão exige que sejam esclarecidos. É chegada, portanto, a hora de dirimir tantas pegadas em suas passagens por cargos públicos lhes confiados pelo povo que o senhor diz querer tão bem representar. Explique cada um dos processos a que responde na justiça.
Terceiro: a mais canalha e infame das faltas de virtude de um ser humano, sem sombra de dúvidas, é a ingratidão, e seus gestos direcionados aos mais tradicionais membros da agremiação partidária que o abrigou e ao grupo que o elegeu mostram que este é o traço mais marcante de sua personalidade.
Se as notícias sobre suas ligações com as verbas direcionadas à saúde, via o famigerado ‘orçamento secreto’ e agora com a fábrica de licitações da Codevasf são fantasiosas, mais do que uma Nota de Esclarecimento, são necessárias provas de inocência, a mesma com que os diversos veículos clandestinos de sua tropa de choque atacam a honra alheia com o claro intuito de incensar sua vontade de adentrar o antigo Forte de São Luís. Saia da clandestinidade, senador, e jogue limpo, mostrando quais emendas o senhor destinou aos municípios maranhenses, onde e como foram usados estes milhões de reais, quais benefícios trouxeram aos municípios. Basta isso para que qualquer notícia fantasiosa perca a credibilidade e o eleitor comece a vê-lo como uma alternativa de poder. (Riba Um – Jornalista)

**********

MISTÉRIO –

*** Quem são os xiitas de uma certa secretaria estadual que estão atrapalhando o desenvolvimento do estado???!!! Alô, Brandão…, bora intervir, para não deixar os maranhenses enervados!!!

*** Qual partido foi negociado aqui na terrinha, com dois senadores da república, por ‘uma milha’???!!!

*** Por que será que o secretário Paulo Victor, da Secma, cancelou o Arraial do Convento das Mercês, que aconteceria de 21 a 24 de julho???!!! Pois é…, quebraram o ‘protocolo’ do ‘Maior Arraial do Brasil’!!! E mais: aquela história de culpar o Iphan foi desmentida pelo superintendente Maurício Itapary!!!

*** Quem foi a comandante de TV que, enciumada, foi fuxicar para um presidente de poder que uma colega funcionária da televisão estava comendo um sushi com um parlamentar, essa semana, e acabou provocando o afastamento da servidora???!!!

*** O que teria ocasionado a paralisação da reforma do prédio onde funcionava um anexo da escola Mário Andreaza, no canto do Valois, em frente ao Centro de Ensino Fernando Perdigão Freire (antiga Casa Inglesa), no bairro de Monte Castelo???!!!

*** Qual é a direção de hospital/RH do leste maranhense que anda causando arrepios à CLT e exigindo atestado médico acompanhado de ficha de atendimento???!!! Pode isso, Arnaldo???!!!

*** Quem é a pré-candidata a deputada estadual, do sul do estado, que confunde humildade com encenação de pobreza, na tentativa de impressionar o povo???!!! Como dizia o saudoso Sálvio Dino, “na política até boi voa”!!!

*** Quando ocorrerão as contratações dos aprovados no primeiro “concurso privado” (seleção), com inscrições pagas, para um hospital no centro da capital fechado e jogado às traças???!!!  Alô, alô, conselhos de classe, sindicatos e MP!!!

*** Qual é o instituto alienígena, com duplicidade de nome, sediado ao outro lado do rio Parnaíba, vai organizar um certame com apenas uma alternativa em município maranhense, às margens do rio Tocantins???!!! Abre o olho, MP!!!

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias