Fechar
Buscar no Site

A ‘bomba’ da prisão de Fábio Macedo e a falha das articulações de forças ocultas sobre o porto do Itaqui

O ‘furo’ dO INFORMANTE, a repercussão da prisão do deputado Fábio Macedo em Teresina e a falha nas articulações de forças ocultas em relação ao Porto do Itaqui são alguns dos assuntos do Colunaço do Pêta deste domingo, que traz ainda, entre os Mistérios, a euforia de um presidente de entidade que beijou tantas ‘gatas’ no carnaval de Salvador que acabou ‘trocando as bolas, hahahahahahahahah. Boa leitura.

COLUNAÇO DO PÊTA – 09.03.19

PETINHADAS –

*** Estourou como uma ‘bomba’ o ‘furo’ da manhã desse sábado, 9, do blog O INFORMANTE (JP Online), sobre a prisão, em Teresina, do deputado maranhense Fábio Macedo, depois de uma agressão ao cantor Leo Cachorrão, conhecido como o “Playboy dos Paredões”!!! Tão logo a notícia foi postada, áudios e vídeos gravados durante a prisão de Macedo começaram a ser disseminados nas redes sociais, gerando uma enorme repercussão em todo o estado!!! Parlamentares maranhenses ouvidos pelo Colunaço do Pêta foram unânimes em lamentar o episódio e a dar os devidos ‘descontos’ para a atitude de Macedo, que, inclusive, horas depois, já liberado pela polícia piauiense, sem ser autuado em flagrante, postou uma mensagem em seu Instagram pedindo desculpas aos maranhenses e atribuindo sua atitude a “alcoolismo e depressão”!!! Em meio à enorme repercussão, um Pêtanauta, acreditando que o parlamentar seria autuado em flagrante por ter ferido com uma ‘copada’ na testa o cantor Leo Cachorrão, conhecido como o ‘Playboy dos Paredões’, e também, na mão, um PM piauiense, ‘emeiou’ ao Dr. Pêta para dizer que agora seria difícil ‘passar a mão’ em Fábio Macedo e suas confusões, porque “até o genro de Dedé Macedo, pai do deputado, já fora exonerado da Sinfra”!!! Mas ‘passaram’!!! O parlamentar não foi autuado e apenas assinou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), sendo liberado no final da manhã!!!

*** E aí um outro Pêtanauta perguntou: “E se fosse o contrário, se o cantor tivesse agredido o deputado”???!!! Bom, aí o TCO viraria “Taca no Cantor Oxente…, com autuação em flagrante, por lesão corporal grave, e cadeia!!!

*** Sobre o pedido de desculpas e admissão de alcoolismo e depressão, postado por Fábio Macedo em seu Instagram, houve repercussão também!!! “Que procure tratamento, antes que faça uma loucura maior”, alertou um leitor!!! “Pessoas ricas e poderosas neste País, quando infringem a lei, ou é ‘perseguição política’ ou é ‘depressão’. Aqueles que não têm vestimenta política ou familiar já chegam na cena do crime, muitas vezes, com um quadro agudo de depressão, resultado da vida miserável que leva, e, em hipótese alguma, pode alegar isso! Mas ainda creio que as nossas Instituições tenham coragem para agir contra tudo isso, porque ferramentas já não faltam. Experimente, um dias desses, assistir a uma audiência criminal, cujo banco dos réus é ocupado por alguém ‘nu’, e, em seguida por um banco ocupado pelos ‘Fabios Macedos da vida”, reagiu uma integrante do Parquet!!!.

*** As articulações em Brasília, de forças maranhenses nem tanto ocultas, para que o Porto do Itaqui volte a ser administrado pela União não surtiram efeito!!! E isso fica cada vez mais claro diante das frequentes manifestações de representantes do governo federal, todas bem favoráveis à atual gestão da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), hoje sob o comando do administrador Ted Lago!!! A mais recente foi do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que, em visita ao Maranhão nessa sexta-feira (8), garantiu que não existe nada em relação às especulações sobre o Porto do Itaqui passar a ser gerido pela União!!! Essa articulação é um mero desejo dos Sarney, nada mais!!! A orientação do governo federal é autonomia plena aos portos!!! Na quinta-feira, 7, em visita técnica ao Porto de Paranaguá, no Paraná, o secretário dos Portos, do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, falou sobre o processo de delegação do porto!!! A Portaria 574, publicada em dezembro de 2018, possibilita maior autonomia para a gestão local e descentralização de algumas ações para os portos do Brasil!!! O Porto do Itaqui atende a todos os requisitos para receber a delegação!!! A primeira deve sair no primeiro semestre de 2019!!! A Emap mostra alto nível técnico para atingir a meta dos indicadores de desempenho exigidos e necessários para a delegação!!! Esse é o espírito do Governo Federal: autonomia plena; ou seja, é exatamente no sentido contrário desse papo de “federalização”, de Almirante assumir o Porto, como andam dizendo oposicionistas, como o deputado Adriano, e veículos de comunicação – blogs, principalmente, que orbitam pela área da Avenida Ana Jansen!!!

*** Meu amigo, os proprietários de salas comerciais de luxuoso prédio empresarial situado na Lagoa já chegaram ao limite da paciência com uma grande construtora que opera em São Luís!!! Agora, imagina o motivo: está literalmente chovendo dentro das salas do prédio, com alagamentos que já comprometeram móveis planejados e equipamentos eletrônicos, com alto risco de acidente por curto-circuito e descarga elétrica!!! “Pode isso, Arnaldo”???!!! Dizem que o dilúvio, quase diário, entra pelo rejunte ‘meia boca’ dos vidros!!! E o que tem feito a construtora???!!! Como paliativo, há dois meses tem usado silicone caseiro para tapar os ‘buracos’!!! Os proprietários de sala já perceberam que isso ‘não cola’!!! E agora esSA construtora está feito ‘barata tonta’, sem saber o que fazer!!! Mas os ‘salistas’ já sabem muito bem: a bomba judicial é de arrepiar!!! E garantem: vão levar o escândalo essa semana aos meios de comunicação!!! Viuchi!!! “Jesus/Maria/José”…, vai ‘feder’!!!

*** Pense num ‘preju’, multiplique por dez e ainda será pouco!!! Meu amigo, o dono de uma casa de vinho local entrou foi ‘na onda’ de um colunista “do outro lado da ponte” para fazer uma festa de carnaval por lá!!! Pois é…, achando que ia ‘bombar’, contratou uma superbanda, investiu na decoração…, e nada de gente chegar!!! Resultado: casa com muitos ‘espaços em branco’ nos três dias de folia!!! É…, mas teve seu lado positivo: ao menos ninguém levou tombo na escada do “Demolidor”!!! E por falar em festa de carnaval, quem ‘bombou’, mesmo, foi o Alex Palhano, com sua ‘Casa’ ali pras bandas da área do Centro Histórico!!! Pense numa folia animada e concorrida!!!.

*** Sabiam que foi o ainda prefeito de Ribamar, Luís Fernando Silva, quem fez toda a articulação para deputada Ana do Gás sair para assumir a Secretaria da Mulher???!!! Pois é…, ela não queria sair de jeito nenhum, e LF fez toda a costura para o governador Flávio Dino!!! Rapaz, essa ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta descobre cada uma!!!.

*** Uma notícia publicada pelo portal Metrópole, de Brasília, chamou a atenção de policiais militares maranhenses que estão indo compulsoriamente para a reserva!!! A matéria – “Nova Previdência de militares cria patentes e incorpora gratificações” – cujas mudanças vão permitir o alongamento do tempo de serviço exigido pela reforma, tem como base uma entrevista com o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho!!! Marinho disse, na sexta-feira,8, que o projeto de lei que muda a previdência dos militares não vai prever aumento de salários para a categoria, mas permitirá a incorporação de gratificações à medida que o militar avançar nas novas patentes que serão criadas para permitir o alongamento do tempo de serviço exigido pela reforma!!! “É um projeto em que, ao mesmo tempo em que trabalha a reestruturação da assistência (a previdência dos militares), também há uma ‘rearrumação’ da questão da carreira, mas não aumento salarial, nada que implique em impacto previdenciário”, disse o secretário!!! Para os militares que estão com a ‘aposentadoria compulsória’ batendo à porta, “se fosse assim no Maranhão atualmente, eles passariam mais três anos trabalhando para só então ir para a reserva”!!! Ou seja, para eles, o governo, em vez de gastar dinheiro contratando policiais militares da reserva, teria o da ativa sem nenhum gasto!!! Consequentemente, não precisariam ir embora agora, compulsoriamente!!!

*** Funcionários da empresa MR, contratada pelo o Estado, reclamam que estão sem receber, principalmente os trabalhadores do interior!!! Os que prestam serviço para a empresa em Timon/MA, por exemplo, alegam que estão há três meses sem receber salário e passando por enormes dificuldades financeiras, sem poderem honrar suas dívidas!!!

*** Rapaz, aquele ‘misto’ de causídico, bailarino, sambista, produtor cultural e festeiro anda ‘carregado’!!! Já tinha cancelado, de última hora, uma programação de carnaval do Centro, por conta de “São Pedro”, e vinha anunciando que a ‘Grande Ilha’ será palco de grandes eventos, como a turnê de Milton Nascimento, com a temática do “Clube da Esquina”, e do sambista Zeca Pagodinho!!! Por fim, vislumbrava trazer, também, outra megaprodução artística, ainda em “segredo de justiça”, para o ginásio Castelinho!!! Aí o antigo ginásio veio abaixo com as fortes chuvas na capital!!! Rapaz, esse tá precisando urgentemente de uma ‘sessão de descarrego”; de preferência, com o oráculo do Monte Castelo, o famoso ‘Pai Rackel’, hahahahahahahahahaha!!!

*** Rapaz, servidores da Superintendência Federal de Agricultura, no Maranhão, garantem que a SFA está ameaçando aposentar e remover ‘nego’ em massa no órgão!!! Os servidores reclamam que há mais de sete anos têm sido perseguidos e impedidos de desempenhar suas funções finalísticas, “a mercê de interesses alheios à finalidade pública, tendo o trabalho desvirtuado ou ignorado, prejudicando a efetividade das ações do MAPA nos mais amplos aspectos”!!! Segundo eles, “a situação é ainda mais grave no que se refere ao clima organizacional, com recorrência indiscriminada de condutas já apuradas em sindicância (processo nº 21000.004988/2013-89), quando foi estabelecida punição ao atual superintendente por tratamento discriminatório em relação a uma servidora”!!! Há ainda um Procedimento Administrativo Disciplinar em andamento (processo nº 21000.025477/2017-24) que aponta a continuidade do mesmo tipo de conduta, além de indícios de outras irregularidades – descritas em vários processos conexos – tais como o remanejamento de servidores sem quaisquer critérios técnicos; indicação de parentes para serem contratados por indústrias fiscalizadas; omissões administrativas e submissão de servidores a situações irregulares de constrangimento; manipulação processual propositada; além da má gestão de recursos na execução de contratos”!!!

*** Conforme informação chegada ao Dr. Pêta, essas denúncias foram levadas a diversas autoridades administrativas das gestões anteriores do MAPA em várias oportunidades!!! “Entretanto” – asseguram, “as apurações não foram concluídas nem tampouco foram adotadas medidas que pudessem minorar os efeitos danosos dessa situação”!!!

A consequência mais visível disso tudo seria o “notório esvaziamento da SFA-MA, tendo em vista que muitos funcionários pediram precocemente aposentadoria ou solicitaram remoção para outros órgãos ou estados. Muitos outros colegas estão dispostos a se aposentar ou pedir remoção caso não haja uma mudança na gestão e melhorias nas condições de trabalho”!!!

*** Os servidores relatam, também, que estão trabalhando em ambiente de risco!!! “Diversos laudos técnicos do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DPHAP e MPT/MPU evidenciam a inexistência de condições mínimas de segurança exigidas por lei e risco de incêndio”, ressaltaram os servidores, que, segundo afirma, têm verificado, ao longo dos últimos anos, “a ausência da representação da superintendência em eventos e reuniões importantes relacionadas ao agronegócio para o Maranhão; seja por não responder aos convites enviando técnicos ou representantes, seja por não mais ser convidada”!!! Agora, além do agronegócio, a pesca e a agricultura familiar estão sob o ‘guarda-chuva’ do MAPA, e as consequências, conforme os servidores, podem ser ainda mais dramáticas para cidadãos, produtores, pescadores e empresários do Estado!!!

*** Por fim, os servidores alertam que a sociedade tem que ficar de olho em parlamentares da base governista em Brasília que irão indicar a nova gestão da SFA-MA, pois haveria informação de que esses deputados, por meio de ‘acerto político’, teriam a intenção de manter a atual gestão!!! “Isso seria muito prejudicial a todos os funcionários da casa e também para o agronegócio do Maranhão”!!! As denúncias têm o aval do Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários – ANFFA SINDICAL/DS-MA, e Associação dos Fiscais Federais Agropecuários do Estado do Maranhão – AFFAMA-MA, que procuraram o Jornal Pequeno, por meio do Dr. Pêta!!!

*** E o Maranhão trilha o caminho certo na Segurança Pública!!! O dado não foi devidamente enfatizado, mas tem relevância!!! Na semana retrasada, o Monitor da Violência (ferramenta criada pelo portal de notícias G1, do grupo Globo) divulgou que o Maranhão é um dos estados que apresentaram redução no número de homicídios entre 2017 e 2018!!! Nesse período, houve, segundo o site, diminuição de 249 homicídios (12,8%) – 1.948 em 2017 e 1.699 em 2018!!! Os quase 1.700 crimes de morte no estado no ano passado ainda são um número que preocupa!!! Mas a redução – numa unidade da federação que há poucos anos convivia com a barbárie das cabeças cortadas nos presídios – sinaliza que os responsáveis pela Segurança Pública maranhense estão no caminho certo!!!

*** E pra fechar…

Dia de reflexão

Dia 8 de março é dia de refletirmos ainda mais sobre as distintas e diversas formas de violência que atravessam o campo do ser mulher. É dia de lutarmos com mais garra, gritarmos mais alto, falarmos mais firmes. Temos um cenário assustador, com índices de agressões e assassinatos absurdos. Temos também, no mais alto posto de nosso governo, um homem que deslegitima mulheres em seu discurso; que desconsidera as duplas e triplas jornadas de trabalho que fazemos, querendo nos prejudicar imensamente em sua proposta de reforma da previdência. Temos, mais ainda, um processo de socialização misógino, que insiste em nos tirar do espaço público e nos jogar para o doméstico. E, bom, não faltam pessoas para tentar nos domesticar. Por isso, juntemo-nos. Ocupemos sempre o espaço público, e que nunca nos esqueçamos disso. A mudança começa em nós e só termina quando todas estejamos vivas, seguras e potencializadas para criar, movimentar e crescer.
Por fim, lembrete:
Para este dia não queremos parabéns; queremos uma educação livre de misoginia e machismo, para que nossas meninas cresçam sem medo e sem amarras.
Para este dia não queremos flores; queremos a legalização do aborto, para que não percamos nossas mulheres. Pelo aborto livre, seguro e gratuito, com acompanhamento psicológico em todo o processo.
Para este dia não queremos bombons; queremos mais mulheres no poder público para que nossas questões sejam tratadas com a devida seriedade por quem realmente sabe o que todas nós passamos.
Para este dia não queremos sorrisos; queremos pessoas afetadas, atravessadas e enfurecidas com os dados de feminicídio. Queremos mãos atadas nas nossas para que possamos lutar com mais força.
Para hoje gritamos por nossas vidas. E mais: para que possamos viver sem estarmos mortas em nossos próprios desejos e nossa liberdade de ir e vir. (Catarina Bogéa – Psicóloga)

**********

MISTÉRIO –

*** Qual presidente de entidade foi ao carnaval da Bahia e estava tão afoito beijando as moças que ‘trocou as bolas’???!!! Pois é…, e não levou “dias” para descobrir o engano; bastaram algumas horas!!!

*** Qual é o conselheiro que está aconselhando os pares a ‘ressuscitarem’ um ‘penduricalho’ para a Corte???!!! Marrapá…, o Estado lutando para não cair em crise financeira e econômica e ‘nego’ querendo dar um ‘blecaute’ nas contas públicas!!!

*** Qual é a construtora que não sabe o que fazer com o dilúvio que entra pela fachada de vidro de luxuoso prédio na Lagoa, o que já está deixando os ‘salistas’ em ‘pé-de-guerra’???!!! Quem será esSA???!!!

*** Quem foi a empresária fornecedora de instituição estadual, que, cansada de esperar pelo pagamento, apareceu de surpresa numa solenidade recente para cobrar o secretário na frente do chefe maior???!!! Meu amigo, pense num ‘cabra’ que gelou feito um marisco!!!

*** Por que será que ‘Duas Letras’ repetiu, nas quatro páginas do seu Caderno, as fotos do almoço da Revista???!!! Teria sido falta de outros ‘fatos’???!!!

*** Qual secretário jogou contra a própria ‘cidadela’, e disse que a antecipação da pré-candidatura de Flávio Dino à Presidência da República é brincadeira???!!!

*** Quem é o ‘secretário cozinheiro’ da ‘Grande Ilha’ que anda ‘aprontando’ na sua pasta???!!!

*** Por que será que a Globo cortou o sinal da TV Mirante em Barreirinhas???!!! Será que tinha alguém fazendo propaganda de gestão sem ‘se coçar’???!!!

*** E o Ceuma, saiu mesmo do patrocínio da última página do Caderno do colunista “do outro lado da ponte”???!!!

*** Qual é a clínica super super da ‘Grande Ilha’ em que os médicos sem especialização são ‘obrigados’ a atender pelo menos 40 pacientes num intervalo de quatro horas???!!! CRM nela!!!

*** Qual diretor de jornal levou um flagra, no Mercado da Vicente Fialho, comprando bode e porco para o almoço do fim de semana???!!! Rapaz, essa ‘notícia’ foi de bastidores!!!

*** Quem será o auditor que trocou ‘milkshake’ por ostras, na madrugada, e acabou no ‘trono’, numa noite que prometia???!!!

 

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias