Fechar
Buscar no Site

A bandeira do nível alto na campanha e os ‘maníacos terroristas’ das redes sociais

Capa do Jornal Pequeno de 01 de outubro de 1967

A bandeira do nível alto na campanha eleitoral e os ‘maníacos terroristas’ das redes sociais são assuntos relevantes do Colunaço do Pêta deste domingo, que traz ainda ‘notícias picantes’ da ‘soçayte’ e intrigantes Mistérios, como este: “Quem é a odontóloga da ‘Grande Ilha’ que anda se passando por cirurgiã plástica e realizando rinoplastia 3D???!!! Meu amigo, o que tem de gente reclamando de intervenções nas narinas não está escrito em nenhum gibi!!! Boa leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA

PETINHADAS

*** E começa hoje o período de campanha eleitoral, o que nos ‘convida’ a uma reflexão séria, responsável!!! Tão séria, que Dr. Pêta abre um parêntesis aqui no Colunaço, que é sempre do bom humor e do escracho, para esta reflexão!!! Em primeiro lugar, importante reverenciar a nossa democracia e o processo eleitoral que permitirá eleger prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras em todo o Brasil!!! Mas, ao saudar o processo eleitoral, é preciso apontar os graves defeitos que o adulteram, que o mancham e o enfraquecem!!! Baixarias, acusações irresponsáveis e essa verdadeira “praga” chamada fake news precisam de ser desde logo denunciadas e colocadas na lata do lixo pelos cidadãos e cidadãs verdadeiramente de bem!!!

*** Impressiona como as possibilidades de comunicação do mundo contemporâneo são desvirtuadas e transformadas em armas de guerra suja onde a verdade é a primeira vítima!!! Candidatos que apelam para a baixaria agridem o processo eleitoral e diretamente os eleitores!!! Quase sempre fazem o jogo sujo do vale tudo, da tentativa de manipulação, da agressão pessoal a adversários…!!! Por isso mesmo merecem repúdio, desprezo e a punição maior, que é a não eleição…, é não ter os votos que almejam manipulando o processo!!! O Jornal Pequeno, hoje aqui na “pessoa” do Dr. Pêta, novamente acompanhará com total responsabilidade o processo eleitoral, especialmente em nossa capital São Luís!!! Desejamos assistir a uma campanha limpa, propositiva, que respeite a democracia e os eleitores!!!E não deixaremos de denunciar os que apelam para a baixaria, alertando leitores e toda a sociedade!!!

*** Aqui levantamos bem alto a bandeira do ALTO NÍVEL NA CAMPANHA!!! E estaremos de olho, vigilantes, para reconhecer os que a praticam e para denunciar os que maculam algo tão importante como a eleição de vereadores e prefeito, num jogo sujo!!! Eleições limpas!!! São Luís e o Maranhão merecem!!!

*** Mal terminaram as convenções, a galera do jogo sujo, da baixaria, da falta de respeito com os ludovicenses que querem saber é de propostas para São Luís, começou a enojar e a desqualificar a campanha para prefeito da capital maranhense!!! Desde a noite de quinta-feira, 24, uma onda de ataques contra o candidato do Republicanos, Duarte Jr, foi deflagrada nas redes sociais, disparada por meio do WhatsApp!!! A campanha apócrifa, de tentativa de difamação usa DDDs do país inteiro para disseminar um vídeo tentando desqualificar o candidato!!! O ‘slogan’ da campanha difamatória e a foto são sempre os mesmos!!! Muito cuidado, eleitor, porque as ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS DAS ELEIÇÕES calçaram chuteiras e entraram em campo!!!

*** Um certo blogueiro da ‘Grande Ilha’, afeito a polêmicas, disse que Duarte Jr distorceu a pesquisa do Ibope, em razão de o deputado afirmar que estará no segundo turno das eleições municipais!!! O ex-presidente do Procon aparece na segunda colocação em todas as sondagens”!!! Já Eduardo Braide está consolidado em primeiro!!! O ‘polêmico’ tomou como verdade irrefutável o fato de que a soma das intenções de voto de Duarte com a dos demais pré-candidatos chega a 41%!!! Ele só se esqueceu de dizer que esse panorama reflete um empate técnico e que há uma margem de erro de 4% tanto para mais como para menos!!! Será que adora ‘causar’???!!!

*** Impressionante como ‘maníacos da net’ se aproveitam de situações difíceis na cidade, como a que vivemos da noite de quinta-feira, 25, à manhã de sexta, para ‘tocar o terror’ nas redes sociais e aumentar o medo na população!!! São os verdadeiros facínoras!!! Em meio aos nove crimes que abalaram São Luís em menos de 12 horas, os tais ‘senhores do terror’ não se cansaram de disseminar áudios e vídeos antigos ou de outros estados com cenas de violência!!! Logo após a execução de uma pessoa em frente ao Corpo de Bombeiros, na região do Parque do Bom Menino, esses marginais induziram ao erro a TV Mirante, que anunciou, no JMTV-1ª Edição, sem checar direito a informação, que MAIS UMA PESSOA HAVIA SIDO ASSASSINADA, DESTA FEITA NA PRAÇA DEODORO!!! Não era verdade!!! A morte que ali aconteceu foi ocasionada por um acidente de trânsito!!! Logo depois, um áudio dava conta de que estava havendo tiroteio na ponte São Francisco e que duas pessoas estavam mortas no meio da via!!! Outra mentira!!! E assim aconteceu durante boa parte do dia, com os maníacos ‘tocando o terror’ nas redes sociais e deixando a população mais amedrontava do que já estava com os 9 assassinatos!!! Lamentável!!!

*** E olha essa!!! Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a casa do senador maranhense Weverton tem sido palco de reuniões para tratar da possível reeleição do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre!!! O debate sobre o tema ganhou nova relevância com o anúncio da aposentadoria do ministro decano do STF, Celso de Mello!!! Alcolumbre passa a ter uma ‘carta na manga’ em sua conversa com o governo, já que cabe a ele marcar a sabatina do ministro que será indicado por Bolsonaro para substituir Mello!!! Rapaz, esse pedetista aqui da ‘terrinha’ é ‘danado’!!! Com menos de dois anos de mandato no Senado, já virou referência de articulação para a imprensa nacional!!! Os jantares na casa dele são famosos por reunir parlamentares das duas casas, ministros dos tribunais superiores e até ministros do governo Bolsonaro, ao qual o PDT faz oposição, sempre com alguma pauta política relevante como ‘prato principal’!!!

*** Cada uma!!! Olha essa também!!! ‘Rapá’!!! Um conhecido casal, com três filhos – ele, de família tradicional da ‘Grande Ilha’; ela, uma conhecida professora – se divorciou recentemente!!! A separação, no entanto, não foi nada amistosa…, tudo porque o ‘cabra’ descobriu que a ‘cara-metade’ exagerou na ‘troca de óleo’ e estava de caso com um mecânico de uma oficina de lanternagem, lá das bandas da Areinha!!! Aí não prestou!!! Com a descoberta, “matriz e filial” se pegaram de ‘murrada’ em um shopping da cidade…, rolaram pelo chão e tudo mais, para espanto dos clientes que presenciaram a cena!!! Para piorar a situação, o mecânico é aliançado e a professora, muito ativa nas redes sociais, está preocupada em ser descoberta como ‘filial’!!! Eu sei, meu amigo, é que ‘o bicho pegou’ mesmo, e a família do ‘Zé das Medalhas’ não quer ver a ‘danada’ nem com uma caixa de vacina do coronavírus!!! “Jesus/Maria/José”!!!

*** Falar em ‘balacobaco’, o ‘bicho pegou’, terça-feira passada, em frente ao Mercado do Peixe, no Anel Viário (Portinho), quando um empresário, dono de posto de combustíveis e filho de irmão de políticos, entrou em ‘rota de colisão’ com um morador de rua e quase perde a vida!!! Sentindo-se ofendido e subjugado, o pedinte investiu contra o empresário com uma sacola cheia de ‘bregueços’ e lhe enfiou uma ‘sacolada’ certeira na testa!!! A pancada foi tão forte que a vítima foi levada para um hospital particular, onde recebeu vários pontos no ferimento!!! Agora, imagina se esse mendigo está armado com uma faca!!! Rapaz, galera já anda estressada demais…, agora, ‘procurar’, como o filho de irmão de políticos ‘procurou’, já é demais!!!

*** Rapaz, o ‘pau cantou’, essa semana, no grupo de zap de “Jornalistas Profissionais”!!! Um secretário da prefeita da Raposa não gostou de comentários de um colega blogueiro, na rádio ‘debaixo da ponte’, e ameaçou exibir prints com conversas do escriba pedindo 300 reais para contribuir com sua festa de casamento!!! Em meio ao ‘bate-boca’, o blogueiro e agente do ‘Boi de Nina Rodrigues’ prometeu revidar!!! Disse que tem guardado a sete chaves foto do secretário-cunhado da prefeita se divertindo “lá para as bandas” do Parque Vitória!!! A confusão entrou pela madrugada, entre trocas de acusações e prints ‘voando’ de zap em zap, hahahahahahahaha!!!

*** E aquela dupla que invadiu um terreno na Avenida Joaquim Mochel, nas imediações do Itapiracó, hein!!! Pois é…, o primeiro fez a limpeza do terreno e a reforma do muro!!! Ai veio o segundo e se declarou proprietário!!! Surgiu então um casal de proprietários, acompanhado de seguranças, e, ‘pimba’, executou a desapropriação da área!!! Foi quando surgiu um causídico, recém-formado, defendendo os invasores, que, por pouco, não levaram uns ‘catiripapos’ da dona, também causídica!!! Moral da história: deram fim ao lixão e sem problemas com a lei de muros e calçadas!!! Aí sim!!!

*************************************************************************************************************

JP MEMÓRIA – RUMO AOS 70 ANOS

1967 – Othelino Nova Alves

é assassinado em São Luís

No dia 30 de setembro de 1967, aconteceu em São Luís um dos mais violentos atentados da história recente da imprensa do Maranhão: o assassinato do jornalista Othelino Nova Alves. Ele tinha 55 anos de idade e fazia parte da equipe de redatores e articulistas do Jornal Pequeno.

No dia seguinte ao crime, o JP saiu às bancas com uma manchete garrafal: “Assassinado o jornalista Othelino Nova Alves”. No subtítulo: “Ex-delegado corrupto tirou-lhe a vida”.

Othelino Nova Alves nasceu em São Luís no dia 15 de outubro de 1911. Como jornalista, advogado e ativista político, marcou uma época no Maranhão pois, à sua maneira, defendeu os valores democráticos, enfrentou corruptos e contestou os desmandos da corrupção de seu tempo. Mas foi covardemente assassinado no auge de sua carreira.

Apaixonado pela profissão, Othelino foi um dos jornalistas mais experientes do Maranhão. Para ele, o jornalismo era um instrumento de luta libertária. Vivia como um ‘Dom Quixote’, sonhando com a pátria livre, mas pagou um preço alto por esse sonho Ao longo da carreira foi muitas vezes agredido, violentado, preso, julgado, seqüestrado e terminou tombando morto no cruzamento da Rua de Nazaré com a Praça João Lisboa, com seis tiros desferidos por um ex-delegado de polícia, Tupinambá Moscoso, no dia 30 de setembro de 1967.

Othelino morreu pela profissão e ficou conhecido como o Mártir da Imprensa. No local do crime, foi erguido um busto em sua homenagem e o calçadão da Rua de Nazaré foi denominado “Espaço da Liberdade Othelino Nova Alves”, por iniciativa da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de São Luís.

Homem estudioso, Othelino revelou-se também um grande advogado, dedicando-se à causa das pessoas mais humildes. Combateu regimes totalitários e escreveu vários artigos, os quais espelhavam sua filosofia de vida. Além disso, foi fundador e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís e, por muitos anos, dirigente da Federação Nacional dos Jornalistas no Estado.

Ele representou a categoria em congressos e convenções internacionais com destacada atuação, foi correspondente dos principais jornais, revistas e agências de notícias do Brasil, exercendo a função em vários Estados.

Trabalhou no Jornal do Povo, de Neiva Moreira, e no Jornal Pequeno, de Ribamar Bogéa – outra figura emblemática da história recente da imprensa. No Jornal Pequeno, Othelino foi redator e também assinava a coluna ‘Na Liça’. Ele tinha uma postura de independência e passou por várias experiências marcantes.

Uma delas foi quando denunciou um senador em Sobral, no Ceará. Como retaliação, Nova Alves levou um tiro que lhe perfurou o peito, mas logo se recuperou do ferimento.

Homem de postura arrojada e irreverente, repudiava o jornalismo da bajulação e da subserviência. Para ele, o jornalismo era um instrumento para a promoção da cidadania e para projetar uma sociedade igualitária e mais justa.

*** E pra fechar…

Máquinas de poder

Falta interlocução política no Brasil, que vive uma grave crise simbolizada por um racha no diálogo entre os políticos e a sociedade. Os políticos analógicos só sabem falar e não sabem ouvir. Os eleitores digitais não querem só ouvir, querem ser ouvidos.

Nenhum cidadão se sente representado hoje no Brasil. A classe política só fala para a própria classe política, com um conjunto de interesses distanciados dos anseios da sociedade, sem a luminosa coerência para uma intervenção positiva nas causas que envolvem o supremo bem do povo.

É hora de rever estratégias para eliminar esquemas perniciosos que fragilizam a democracia, cuja vitalidade só é possível com cidadãos ativos e instituições políticas fortes, numa permanente relação construtiva, sem o veneno contaminador que transforma o debate democrático original num mercado eleitoral, com os partidos agindo como máquinas de poder. (Antônio Carlos Lua – Jornalista)

********************

Bom dia, Dr. Pêta;

Mas, afinal, quem patrocina essa campanha sórdida contra Duarte Júnior? A milícia digital começou seus ataques nas redes sociais, e o alvo é o pré-candidato à Prefeitura de São Luís, Duarte Júnior. Fora o fato de que é nitidamente duvidosa a forma de conseguir os números de telefone e ser crime espalhar fake news, fica outro questionamento: a quem interessa a campanha de difamação contra Duarte Jr?

Porque se existe uma milícia especializada e paga para atacar o pré-candidato que ocupa o segundo lugar nas intenções de voto, algo está acontecendo. Afinal, quem vive a política sabe: ninguém bate de forma vil e mentirosa em quem não ameaça vencer o pleito. Fica aí para reflexão.

(José de Arimateia Campos – São Luís MA)

********************

Bom dia, Dr. Pêta;

Informo aos candidatos a prefeito de São Luís que os profissionais de saúde esperam, entre as medidas a serem adotadas pelo futuro gestor: requalificação dos hospitais, ampliação da atenção básica, transparência na folha de pagamento… Servidores de carreira do município esperam que os três hospitais – Socorrão I, Socorrão II e Hospital da Criança – recebam o mesmo percentual de gratificação de Urgência de Emergência.

(Carlos Alberto – São Luís MA)

 

MISTÉRIO –

*** Quais os apresentadores que ‘quebraram o pau’, ao final da edição desse sábado do ‘Ponto e Vírgula’???!!! Meu amigo, a galera todinha da emissora ‘debaixo da ponte’ teve que entrar em ação para apartar, hahahahahahahahaha!!! Marrapá!!!

*** Quem é a odontóloga da ‘Grande Ilha’ que anda se passando por cirurgiã plástica e realizando rinoplastia 3D???!!! Meu amigo, o que tem de gente reclamando de intervenções nas narinas não está escrito em nenhum gibi!!!

*** Qual é a Ocip, com sede no interior de São Paulo, que necessita de se adequar à Portaria MS/SVS N 272/98, sob pena perder credibilidade racionalmente???!!!

*** Qual hospital em reforma na ‘Grande Ilha’ vai ganhar prédio anexo de três andares para corrigir a falha de projeto do “prédio-mãe” com a construção de uma rampa de acessibilidade???!!!

*** Qual socialite, ‘metida’, passou um tremendo de um “borrachudo” de mais de dez pilas em uma financeira da ‘terrinha’???!!!

*** Se a maioria dos candidatos adversários de Duarte Jr é da base do governo e ele está sendo vítima de fake news, é possível que os ditos de esquerda tenham descido ao nível do bolsonarismo só para tentar equilibrar as eleições???!!!

*** Quem é o pré-candidato a prefeito que mostra incoerência ao dizer que é o melhor para São Luís, depois de dar um ‘não’ para a educação???!!! Ao menos foi o que mostrou ao votar contra os professores no projeto de lei que congela o salário-base, aumentando somente a gratificação!!!

*** Quais são os ‘medalhões’ que tendem a não renovar o mandato na Câmara Municipal de São Luís???!!!

*** Qual a pasta de um município da ‘Grande Ilha’ que está tipo um barco à deriva sem mapa, sem bússola e sem comando???!!! A ideia é segurar firme até o final da ‘tempestade’ (do mandato) sem se comprometer!!! Se possível, sem assinar nada!!!

*** Quem será o ex-edil que foi ‘clicado’ apoiando um colega que não deve se reeleger??!!! Qual será o posicionamento da ‘laranja eleitoral’ de 2020??!!!

 

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias