Fechar
Buscar no Site

A Bancada do Maranho rumo à unificação do discurso para aprovar o AST

A contribuição de parlamentares do Maranhão na luta pela aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos é o principal assunto do Colunaço do Pêta deste domingo, 25. Mesmo num clima de futricas e desconfianças, o relatório do deputado maranhense Hildo Rocha foi aprovado na quarta-feira passada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados. Certo é que o AST ruma agora para as duas últimas comissões, para, finalmente, ir a Plenário. E com a possibilidade de a Bancada do Maranhão rumar junto com um discurso unificado para que seja aprovado esse Acordo da maior importância para o Maranhão e para o Brasil.

Dr. Pêta fala também sobre o Caso Cajueiro, a ocupação desnecessária da Secretaria de Direitos Humanos e as deturpações de parte da mídia contrária ao governo Flávio Dino; o surpreendente trabalho de um político nato numa secretaria de Estado, além de outras ‘notícias’ e os intrigantes ‘Mistérios de Dona Milu’. Boa leitura!

i

PETINHADAS –

*** Parlamentares da bancada federal do Maranhão deram uma grande contribuição para o sucesso do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), assinado entre Brasil e Estados Unidos, ao votarem a favor do projeto, quarta-feira, 22, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), da Câmara, em Brasília!!! Deixando de lado as ‘futricas’ e iniciativas de disseminação de discórdias, com tentativas, sem êxito, de ‘manipulação da opinião pública, o importante é que o projeto avançou no Congresso e agora segue para as duas últimas comissões (Ciências e Tecnologia/Constituição e Justiça), antes de chegar ao grande dia da votação em Plenário!!! “Foi uma vitória do Maranhão”, comemorou o relator maranhense Hildo Rocha!!! “Somos a favor, mas queremos  atenção maior aos quilombolas”, afirmou Bira do Pindaré!!! “Antes de fazer jogo político, os parlamentares devem conhecer a realidade do Maranhão”, pontuou Pedro Lucas!!! “PCdoB apoia e quer que seja assegurada a soberania nacional”, disse Márcio Jerry!!! “A oposição tenta protelar o Acordo, que só vai trazer benefícios ao Maranhão”, assegurou Edilázio Júnior!!! “Posicionamento ideológico só prejudica o povo maranhense”, asseverou Aluísio Mendes!!! Tudo isso em declarações exclusivas ao correspondente do Jornal Pequeno, em Brasília, Gil Maranhão, logo após a vitoriosa votação!!!

*** Os posicionamentos divergentes são normais diante do clima de polarização que se instalou no Brasil e, consequentemente, no Maranhão…, todos falando de acordo com seus interesses!!! É imperioso que o interesse maior, o Maranhão, seja colocado acima de tudo!!! É do Maranhão que estamos falando, do desenvolvimento do Estado, dos benefícios incontestes que a Base Espacial de Alcântara representa para todos nós e para o Brasil!!! Quem se predispuser a atrapalhar isso vai ajustar contas com o povo…, e o Jornal Pequeno, que há 67 anos defende os interesses de São Luís e doo Maranhão –ninguém tenha dúvida disso – será o ‘porta-voz’ das denúncias que apontarão os representantes do Estado que não estiverem comprometidos com esse projeto!!! Estaremos atentos a todos os passos desse Acordo para levar a verdade aos maranhenses!!! Agora mesmo havia informações de juma suposta trama que visaria ao arquivamento do projeto na próxima comissão que vai analisar o AST, a Comissão de Ciência e Tecnologia!!! O JP já estava em campo, obtendo todas as informações para DENUNCIAR e levar a público a suposta trama!!! No entanto, ao se aprofundar no assunto constatou-se que ela não existe…, que era uma outra trama, com objetivos inconfessáveis de colocar o Governo do Maranhão em situação ruim perante a opinião pública!!! Esse é o verdadeiro Jornalismo, de olhos abertos, lúcido, voltado para o bem maior do nosso Estado!!! Nada está acima disso!!! O governador Flávio Dino apoia esse Acordo, e já deu todos os sinais nesse sentido, com realização e seminários e declarações em nível nacional!!! Se não se posiciona de forma mais contundente é porque tem as suas razões, que temos que procurar entender!!! Mas fiquem certos os maranhenses de que Flávio Dino é favorável à aprovação do Acordo, e trabalha para isso; inclusive conversando com parlamentares de sua base suscetíveis a movimentos sociais, tentando mostrar que está tomando todas as precauções para que quilombolas e comunidades alcantarenses não sejam prejudicadas!!!

*** Como Dr. Pêta já sugeriu aqui, meses atrás, é preciso UNIFICAR O DISCURSO da Bancada do Maranhão, porque só assim será possível convencer partidos de oposição a votarem favoravelmente à aprovação desse Acordo em Plenário!!! Se esse discurso estiver unificado, o AST será aprovado sem maiores problemas!!! E a grande oportunidade de unificar esse discurso surgiu na quarta-feira passada, depois que o Acordo passou na CREDN!!! Com votos em separado ou não, o AST foi aprovado, e é isso que importa!!! Os votos em separado foram bem claros quanto ao que os oposicionistas pretendem, e isso é fácil de resolver, desde que o Governo Bolsonaro também faça a sua parte na segunda fase do projeto, que é resolver demandas e pendências que estão empacadas em unidades da Justiça Federal, e que não são poucas!!!

*** Há uma tentativa de pedir urgência para levar o AST a Plenário sem passar pelas duas comissões restantes, o que surgiu diante da suspeita de que haveria uma trama para arquivar o projeto na Comissão de Ciência e Tecnologia!!! Mas isso não procede!!! Então, melhor deixar que o processo siga seu rito normal; claro que com todos atentos a TODOS os movimentos, pois ao menor sinal de que alguém está tentando prejudicar a aprovação isso será denunciado para todo o Maranhão!!! E o Jornal Pequeno, como dito acima, será o ‘porta-voz’ dessa eventual denúncia, porque, para nós, absolutamente nada está acima do Maranhão e dos seus interesses maiores!!!

*** Portanto, melhor trabalhar todo mundo junto!!! Ninguém será “pai dessa criança”!!! Seremos todos nós!!! Que os adversários do governador Flávio Dino também enfiem isso na cabeça!!! O Maranhão dispensa qualquer exame de DNA em relação ao magnânimo projeto da Base Espacial de Alcântara!!!

*** No domingo passado, Dr. Pêta ‘levantou’ aqui um assunto que continua rendendo: o ‘Caso Cajueiro’!!! “Impressionante como parte da mídia contrária ao governo Flávio Dino, e também os seus adversários políticos, conseguem distorcer os fatos!!! O episódio de reintegração de posse em que a Polícia Militar do Estado, cumprindo ordem judicial, derrubou várias casas de uma ocupação na localidade Cajueiro e depois teve que usar a força para retirar manifestantes da porta do Palácio dos Leões, foi transformado e levado à opinião pública como uma verdadeira operação de guerra!!! E não foi!!! A Polícia Militar usou a energia necessária no cumprimento da sua obrigação…, não houve uma agressão, uma cacetetada sequer, uma bordoada em ninguém, e nenhum manifestante foi preso ou ferido, talvez para decepção daqueles que queriam ‘sangue’!!! O único ‘excesso’ dos policiais militares durante todos os momentos tensos foi a utilização de spray de pimenta, que, convenhamos, foi usado diante da necessidade que a situação impôs”, publicou o Colunaço!!!

*** Na tarde dessa sexta-feira, 23, fomos todos surpreendidos com uma ocupação, completamente desnecessária, na sede da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular!!! E o que EXIGIAM???!!! A presença do secretário Chico Gonçalves (PT) para tratar da desocupação da comunidade, onde será instalado um empreendimento da WPR, o Porto São Luís”!!! “A gente só sai daqui depois que ele vier falar com a gente”, sentenciou um dos moradores, num vídeo publicado com exclusividade pelo blog do jornalista Gilberto Leda!!! Marrapá…, onde já se viu ocupar um prédio do governo apenas porque quer falar com o secretário!!! De quem teria partido essa ‘brilhante’ ideia???!!! Corretamente, o Jornal Pequeno ignora a ‘forçação de barra’!!! A imprensa precisa ter a percepção do que realmente é relevante!!! Se tivesse, essa história da Amazônia não estaria rendendo tanto!!! O que ninguém consegue entender nessa história toda é a recusa das boas ofertas feitas pela WRP a algumas famílias, que, inexplicavelmente, em vez de aceitá-las foi atrás de ‘conversa fiada’, principalmente de defensores públicos que, na verdade, estão é prejudicando essas pobres pessoas!!! No fim daquele dia, quem foi atrás de ‘conversa fiada’ ficou sem aluguel, sem cesta básica, sem oferta de emprego e sem uma casa!!! Enquanto isso, quem ‘incendiou’ a relação foi dormir numa cama confortável sob um teto e com a barriga cheia!!! “E assim caminha a humanidade”!!!

*** Lembram quando o Eurico Miranda, ainda vivo e na presidência do Vasco, brigou com a Globo e mandou colocar a logomarca do SBT na camisa de todos os jogadores do time cruzmaltino num jogo, se Dr. Pêta não está enganado, contra o Flamengo que seria transmitido ao vido pela poderosa emissora, desde o estádio de São Januário???!!! Pois é… a galera da Sedel fez algo parecido num jogo decisivo do Basquete maranhense, essa semana, na quadra do ginásio Castelinho!!! Mandou pintar no meio da quadra uma logo enorme do Governo do Maranhão!!! Não teve como as Câmeras do Imirante, que transmitiu o jogo ao vivo, deixar de ‘propagandear, DE GRAÇA, o governo maranhense!!! Rapaz, esse Rogério herdou bem as sutilezas do avô ‘Cafifa’, hahahahahahahahahaha!!!

*** “Normalmente, quando um político nato assume um cargo público, que exige gestão eficiente, o ceticismo ‘bate à porta’ e induz pessoas que levam as coisas a sério a imaginar que a nomeação foi um arranjo para atender interesses partidários. A incredulidade procede e geralmente os céticos acabam tendo razão.

Sem entrar no mérito da nomeação, mesmo porque as regras nunca deixarão de ter as suas exceções, podemos afirmar que foi correta a decisão do governador Flávio Dino de nomear o ex-deputado Rogério Cafeteira para comandar a Secretaria de Esportes (Sedel). E essa conclusão nem é propriamente do Jornal Pequeno, que acompanha o trabalho de Rogério e já estava prestes a levar essa impressão aos leitores. A conclusão é de um árbitro de futsal maranhense, integrante da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), que já fez publicamente muitas críticas à Sedel, mas se rendeu ao trabalho do atual secretário e postou nas redes sociais uma mensagem elogiosa e parabenizando Rogério Cafeteira.

Para ser mais preciso, o JP reproduz a postagem na íntegra:

“Finalizamos mais um JEMS no nosso Estado nas modalidades coletivas. Ano passado utilizei das redes sociais para divulgar uma nota de repúdio em que criticava a SEDEL na pessoa do então secretário, por todo o constrangimento que os prestadores de serviço de arbitragem de futsal e demais modalidades passaram a respeito do recebimento dos valores financeiros oriundos do trabalho executado.
Na edição deste ano fomos recebidos pelo novo gestor da pasta e pela renovada Direção Geral dos jogos, que nos garantiu que para este ano tudo seria diferente! Hoje, um dia após o término da Etapa Estadual das modalidades coletivas futsal e basquetebol, podemos afirmar que honraram com o compromisso estabelecido no mês de maio, pelas atitudes organizacionais estabelecidas, pelas condições de trabalho e os proventos referentes a cada etapa trabalhada sendo criteriosamente honrados!
Sabemos da dimensão que é o JEMS no Estado e da tarefa altamente complexa de execução! Por isso, parabenizo e agradeço o Secretário @rogeriocafeteira e toda a equipe da @sedel_ma , que, de forma transformadora, conseguiram dar uma nova roupagem ao @jems.2019.
Que façamos as críticas no sentido de melhorias, mas também que façamos os devidos elogios e agradecimentos quando for pertinente”. (Pablo Linhares – Árbitro CBFS/FEFUSMA integrante da AMAFUSA.
Diante da postagem de Pablo Linhares, o secretário Rogério Cafeteira também se manifestou nas redes sociais com essa mensagem:

“Companheiros;
Como era de conhecimento público, no ano passado a Sedel teve problemas quanto à contratação dos árbitros e pagamento deles; contratempo que se estendeu até este ano, mas que, aos poucos, fomos resolvendo. Este ano tivemos a grata surpresa pelo reconhecimento da organização da edição 2019 dos jogos escolares”! Na mensagem, Cafeteira coloca a postagem do árbitro Pablo Linhares!

*** E aquele radialista que colocou o chefe numa ‘saia justa’ ao defendê-lo em seu programa, na emissora “do outro lado da ponte”!!! Pois é…, em meio ao programa, alguns ouvintes sugeriram que o dono da emissora, como alta patente da CBF, deveria interferir na ‘roubalheira’ que fizeram em Recife contra o Sampaio, deixando de marcar dois pênaltis em favor do ‘Tubarão’ e assinalando duas outras penalidades máximas inexistentes para o Náutico!!! Todo ‘empinado’, o apresentador rebateu dizendo que o chefe dele não se metia nessas coisas, não se metia em roubalheiras de futebol, em erros de arbitragem, ‘parari, parará’…”!!! Meu amigo, pense numa ‘saraivada’ de ‘cacete’ em cima do alta patente da CBF!!! Tá vendo???!!! Quem procura acha!!!

*** E as redes sociais continuam ‘impagáveis’!!! “Esse negócio da Amazônia é igual ao Diego Hipólito: queima há anos e só agora virou notícia”, hahahahahahahahahaha!!!

*** Outra: “Alguém lembrou dessa frase dita por Stédile, do MST: ‘Se Bolsonaro ganhar, eu e meu exército vamos colocar fogo no Brasil’”!!!

*** E quanto à anunciada manifestação pública de juízes, promotores, delegados de polícia e procuradores com o objetivo de pressionar o presidente Bolsonaro para vetar o projeto de abuso de autoridade aprovado pelo Congresso, na semana passada, uma atenta autoridade ‘emeiou’ ao Dr. Pêta dizendo que pensa assim: “É legítima a manifestação. Faz parte da Democracia. No entanto, como os serviços por eles prestados são essenciais e não podem ser interrompidos, a manifestação dever ser fora do horário de expediente ao público, até porque são proibidos de fazerem greve. Isto é, que façam o protesto e a pressão em dias e horários fora do expediente de atendimento aos que pagam os seus subsídios e vencimentos: os contribuintes. Se assim não fizerem, estarão infringindo a lei e incorrendo em abuso de autoridade, hipóteses estas que justificam a sanção presidencial do projeto para puni-los. Pergunta: Por que eles farão a manifestação pública de pressão e protesto? Será porque se trata de um projeto que é um perigo para os cidadãos comuns ou será porque ele é uma ameaça a classes restritas de agentes públicos? Uma coisa não podemos negar: as leis hoje vigentes contra abuso de autoridade se mostraram ineficazes. Portanto, devem, sim, ser revistas e atualizadas, como todas as outras direcionadas aos demais brasileiros. Constata-se, atualmente, que, não obstante a importância, a competência e a seriedade da maioria dos magistrados, promotores de justiça, delegados de policia, policiais militares, procuradores, fiscais e membros dos tribunais de contas, não raro muitos deles usam e abusam da autoridade que têm contra os cidadãos. A verdade é que grande parte deles se coloca acima da lei.
Comporta-se como se não houvesse limites legais para eles. Muitos deles, e com considerável frequência, agem mais com base nos seus valores e crenças pessoais do que em conformidade com os ‘inafastáveis’ princípios de Direito e de Justiça. A Constituição Federal e as leis valem para todos: autoridades ou cidadão comuns. Ninguém, absolutamente ninguém, está acima dela ou é imune a ela. Se as autoridades cumprem a leis, por que temê-las? Pelo menos em tese, antes de qualquer outra coisa, dureza e rigor da lei contra o abuso de autoridade visa dar ao cidadão a garantia contra as, hoje, costumeiras práticas arbitrárias do Estado e seus agentes. Não vou engrossar esse movimento coorporativista. Com todo o respeito aos que pensam diversamente, neste particular, presto o meu apoio à OAB e às entidades de defesa dos Direitos Humanos para os Humanos, que desejam que o presidente Bolsonaro sancione o projeto e o transforme em lei”!!!

 

MISTÉRIO –

*** Quem é o presidente de poder, “useiro e vezeiro” em acertar resultados de eleição em São Luís, que “confidenciou”, na noite de sexta-feira, ao meu chefe, que Neto Evangelista será o próximo prefeito de São Luís???!!! Bom, como tem muito “Neto” nessa história, pode ser que a previsão se torne realidade!!!

*** Qual prédio de luxo da Península foi palco, na última reunião de condomínio, de um baita de um ‘barraco’ que quase termina na Polícia???!!! Pois é…, foi tanta baixaria, insulto, empurrão que “meu Deus”!!! Tudo porque o ‘conselho’ queria ‘empurrar’ uma taxa extra para os condôminos!!! Depois diz que pobre é que adora um ‘barraco’, hahahahahahahahahaha!!!

*** Por que quase ninguém quer  mais ‘sair’ numa certa página dominical de um colunista “do outro lado da ponte”???!!! Seria devido àquelas fotos dele com camisas enormes, “a la” amo de bumba-meu-boi???!!!

*** Qual casal da ‘alta’, na última sexta, na promoção do happy hour com ‘chopp dobrado’ do ‘Coco Bambu’, faltando um minuto para encerrar, pediu dez chopes???!!! Rapaz, os ‘pombinhos’ ficaram até quase meia-noite por lá, tomando chope quente!!! Eita crise ‘braba’!!!

*** Qual competente auxiliar do governo Flávio Dino recebeu convite para uma missão em empresa da área federal e recusou porque está inteiramente satisfeito com o trabalho que realiza no Maranhão???!!!

*** Qual parlamentar foi flagrado por meu chefe com duas ‘gatas’, sexta-feira’, num reservado restaurante da ‘Grande Ilha’???!!! Bem comportado, frise-se, hahahahahahahahaha!!!

*** Quem é o presidente de entidade de classe que ficou em polvorosa com a aprovação, em Brasília, da lei de abuso de autoridade???!!! E sabe quem voltou na capital federal a favor da lei???!!! O irmão deputado do presidente da entidade!!! Pode, Freud!!!???

*** Quem é a parlamentar que cobra, cobra, cobra, só sabe fazer oposição, mas pagar, que é bom, ‘necas de catibiriba’???!!!

*** “Por que tiraram ‘Don Carecone’ da apresentação do bloco esportivo do tele jornal “do outro lado da ponte”, pergunta um leitor do Colunaço,, sugerindo um ‘Mistério’???!!! Ora, tiraram porque o grande zagueiro do passado agora é comentarista político!!!

*** Por que Ivaldo Rodrigues resolveu ‘abrir’ para Osmar Filho???!!! Tcham, tcham, Tcham, Tcham…!!!

 

***

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias