Fechar
Buscar no Site

A “armadilha camaronesca” de olho numa ‘implosão’  no grupo governista e a diferença entre as eleições 2014 e 2022

Foto: Reprodução

A armadilha ‘camaronesca’ sutil para tentar provocar uma ‘implosão’ no grupo Dino e a diferença entre as eleições 2014 e 2022 são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste domingo, que traz, ainda, outras ‘notícias picantes’ da semana e intrigantes Mistérios, como esse: “Qual é o ‘causídico’ que só gosta de ‘aliançada’ e que agora está ‘de grande’ com a ‘cara-metade’ de outro ‘causídico’, ‘dona’ de promover swing com casais da ‘alta’ aqui da ‘Grande Ilha’”???!!! Boa leitura!!!

 

COLUNAÇO DO PÊTA – 

PETINHADAS –

*** Rapaz, a ‘tropa escribática’ do ‘subgrupo governista’ adversário de Carlos Brandão está ‘azeitadinha’, ‘azeitadinha’!!! Não chegou a ‘saltar aos olhos’ a mais recente estratégia orientada aos ‘escribas’ assumidos e não assumidos, mas para quem acompanha com lupa os ‘subterrâneos políticos, ou os “bastidores dos bastidores”, como diz Dr. Pêta, os objetivos ocultos foram perfeitamente detectados!!! E quais seriam???!!! Incensar o nome de Felipe Camarão (secretário de da Educação) para provocar um ‘frisson’ no grupo palaciano fechado com o vice-governador para as eleições de 2022…, principalmente aqueles que estão aí postos há algum tempo ‘no jogo’ com um objetivo em mente!!! Nada melhor para causar um ‘frisson’ nas hostes flavistas do que ‘jogar’ para a opinião pública, como essa ‘tropa’ adversária tentou fazer entender, ao longo da semana, que o governador estaria tirando do bolso o ‘pré-candidato’ Felipe Camarão!!! “Elementar, meu caro Watson”, como diria o famoso detetive Sherlock Holmes, criação do escritor Conan Doyle!!!

*** De tão bem arquitetada, a estratégia surtiu algum efeito nas hostes acordadas com Flávio Dino, a ponto de serem detectados rumores de que se o governador for tirar Camarão do bolso pode haver uma implosão no grupo (hahahahahahahaha), e a badalada carta assinada entre os partidos na famosa reunião do Palácio dos Leões, recentemente, teria que ser ‘rasgada’ e uma nova conversa teria que acontecer entre Dino e os ‘seus’!!! Puro estresse de quem, inocentemente, deixou-se levar pelo “noticiário orquestrado” da semana!!! Decididamente, esse não é um jogo para os fracos…, e quem está dentro dele precisa saber entendê-lo a fundo, em todas as suas nuances, sob pena de “viajar na maionese” e agir precipitadamente!!! “Muita calma nessa hora”, diria a voz da experiência e da sabedoria!!! O grupo de Flávio Dino, rachado ou não, terá apenas um candidato a governador, e, salvo algum ‘tsunami’ inesperado, de última hora, esse candidato será Carlos Brandão!!! Se a ‘briga’ interna é pela vice dele, isso é outra história, que, naturalmente, será devida e oportunamente contada aqui!!! Como tem bons nomes interessados nesse posto, seria de bom alvitre que o senador Weverton Rocha se apressasse na sua decisão: ou vai (entendido com Dino e Brandão)…, ou racha, e, nesse caso, parte para uma disputa difícil, cara e perigosa para suas pretensões futuras!!!

*** Uma outra questão, essa ainda em ‘fogo brando’, é de interpretação, que, aos olhos do Dr. Pêta, parece equivocada!!! Correntes palacianas, uma delas liderada pelo secretário Simplício Araújo, que até já verbalizou publicamente essa tese, acreditam piamente que “é nas mãos do povo que está o destino do Maranhão”!!! De certa forma, sim!!! Mas o povo não vai decidir essa eleição como o fez em 2014, quando Flávio Dino derrotou o império Sarney!!! Diria, até, que não foi Dino que venceu, mas Sarney que perdeu!!! E perdeu como consequência de um nítido cansaço do sarneisismo…, de um desgaste de meio século de poder no Estado!!! A eleição de 2022 não será inteiramente diferente porque boa parte desse povo que se cansou de 50 anos de mando acredita na determinação e nos bons propósitos de Flávio Dino!!! No entanto, não existe mais o cansaço do sarneisismo nem qualquer desgaste para consolidar a tese de que o destino do Maranhão estaria nas mãos do povo!!! Uma boa parte desse destino sim, mas a outra parte, a política, precisa ser bem trabalhada, porque será de uma importância considerável!!! Flávio Dino tem a seu favor a força popular – seus dois governos, durante todos esses anos, sempre estiveram bem acima de 50% de aprovação –, que já lhe permitiu contribuir significativamente na eleição de políticos como Roberto Rocha, Weverton Rocha, Eliziane Gama –, e a seu favor, também, uma percepção política interessante, apesar de não ter com a classe uma relação como ela desejaria!!! E Carlos Brandão tem a experiência política adquirida ao longo de muitos anos, tanto no executivo quanto no legislativo!!! É um ‘casamento’ que tem tudo para dar certo!!!

*** Rapaz, moradores de classe média aqui da ‘Grande Ilha’, do eixo Cohafuma-Vinhais, estão pra ‘pirar’ com tanto ‘despacho’ que andam vendo pelas esquinas do bairro!!! Meu amigo, é ‘trabalho’ pra tudo quanto é canto…, com galinha preta, calcinha vermelha, cachaça, vela…!!! Tem uns com pipoca, pérolas, perfume…!!! Pior que moradores já queimaram até um dos bancos de uma praça recém-inaugurada no bairro!!! Na ‘loucura’ de desmanchar um ‘despacho’ de qualquer jeito, eles jogaram gasolina junto com as velas, e aí deu uma reação muito ‘doida’, provocando um fogaréu que atingiu e queimou o banco do logradouro, que agora está lá, ‘pretinho’!!! Durma-se com um barulho desses!!!

*** O Jornal Pequeno traz em sua edição deste domingo matéria especial sobre o voto impresso, o que pode ter reflexos nas eleições de 2022!!! O tema, que divide a bancada do Maranhão no Congresso Nacional, provocou manifestações no País, atritos entre poderes e dominou os debates na primeira semana de retomada dos trabalhos do legislativo deste semestre, conforme relata o correspondente do JP em Brasília, Gil Maranhão!!! Vale destacar, aqui, o posicionamento de um dos parlamentares da bancada maranhense ouvidos pelo JP!!! O deputado Zé Carlos (PT-MA) foi ‘cirúrgico’: “Bolsonaro, que passou quase 30 anos se elegendo deputado por meio do voto em urnas eletrônicas, agora ataca essas urnas depois de eleito presidente, sem apresentar qualquer prova da fragilidade desses equipamentos (…). É apenas um pretexto dele para continuar com sua política de conflitos. É um fato – e a grande maioria das pessoas sabe disso – que essa briga de Bolsonaro pelo voto impresso é apenas uma forma que ele encontrou para tumultuar o processo eleitoral de 2022 e justificar o seu futuro fracasso nas urnas. As pesquisas dizem que, se ele for candidato à reeleição, perderá para qualquer nome razoavelmente conhecido que o enfrente, e perderá feio, principalmente para o ex-presidente Lula. É claro, porém, que ele acredita que o Exército poderá até vir a ajudá-lo em uma possível aventura golpista, caso essa história da ausência do voto impresso encontre algum eco na maioria da sociedade”, alertou o deputado!!!

*** Por fim, disse Zé Carlos: “Acredito também que é uma forma encontrada por ele para se proteger dos possíveis processos que o aguardam. Utilizando esse lenga-lenga do voto impresso, ele ofende gravemente ministros do Supremo Tribunal Federal, ministros que, mais na frente, não tenho dúvidas, irão julgá-lo em atuais e futuros processos. Aí, então, ele poderá arguir a suspeição desses ministros para atuarem como seus julgadores. Mas isso, agora, é página virada, uma vez que a Comissão Especial do Voto Impresso, na Câmara, enterrou essa proposta. Podemos dizer que, ao menos quanto a esse tema, a democracia venceu uma proposta golpista e retrógrada de Bolsonaro”!!!

*** O jornalista Cláudio Humberto revela em sua coluna deste domingo, na sessão ‘Poder sem Pudor’, um episódio bem engraçado que envolveu o ex-deputado Pinto Itamaraty!!! Recém eleito deputado federal – conta CH –, o parlamentar maranhense chegou em Brasília e se hospedou na casa do deputado Sebastião Madeira (PSDB-MA)!!! ‘Lá pelas tantas’, passou mal e ficou de repouso!!! Madeira recomendou cuidados à sua empregada e, ao chegar para o almoço, perguntou a ela como estava ‘o paciente’!!! Madeira conta que não segurou a gargalhada com a resposta: “O Pinto???!!! Acho que ele continua doente!!! Fui lá olhar e ele tá tão molinho…”!!! Hahahahahahahahahaha!!!

*** E olha o ‘Pensamento Olímpico’ que as redes sociais destacaram essa semana!!! “Melhor ficar com Bronze na Vara do que levar Ouro na Argola”, hahahahahahahahaha!!!

*** E quem teve uma ‘tirada’ boa, essa semana, também, foi o secretário Simplício Araújo (Indústria, Comércio e Energia)!!! Ao procurá-lo, ‘por zap’. na manhã de quarta, para saber que horas seria a live em que ele faria um ‘anúncio importante’, conforme Dr. Pêta havia informado, domingo passado, meu chefe foi ‘traído’ pelo corretor e escreveu: “Que horas é a love”, em vez de live!!! A resposta de Simplício provocou gargalhadas: “A ‘Love’, só umas 23h…, a live será 18h”, hahahahahahahahahahaha!

*** Esse “anúncio foi anunciado” (hahahahahaha) no domingo passado, num Mistério aqui no Colunaço, gerando muitas expectativas!!! E foi depois de várias especulações a respeito da uma possível desistência sua na disputa das eleições para governador que Simplício decidiu se manifestar sobre o assunto nessa live!!! “Sou pré-candidato a governador SIM. Conversei com Flávio Dino. Nessa conversa estavam os quatro pré-candidatos e lá ficou claro que todos nós iríamos ser avaliados pela população. Vou respeitar o pacto feito com o governador”, afirmou Simplício!!!

*** Essa aqui foi publicada pelo JP, na sexta-feira, 6, e vale a pena ler de novo!!! “Mesmo que os dois não “se beijem” – Já se vão sete meses e até agora o governador Flávio Dino e o prefeito Eduardo Braide permanecem em silêncio mútuo na relação institucional dos dois. Com seu estilo introspectivo, Braide se mantém “fechado em copas” no Palácio La Ravardière, a dois passos do Palácio dos Leões, enquanto Dino, como o prefeito não se manifesta, talvez aguarde o primeiro passo. É uma possibilidade. No entanto, bom saber que os dois ‘bicudos’, mesmo não ‘se beijando’, mantêm uma postura administrativa madura e séria que remete a uma boa parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal de São Luís. Um exemplo é o bom entrosamento entre os secretários de Turismo, Catulé Junior (Estado) e Saulo Santos (Município), que, na manhã dessa quinta-feira, 5, participaram, juntos, da entrevista coletiva de lançamento da campanha ‘Maranhão: Paraíso do Kitesurf’. São duas peças dos governos municipal e estadual trabalhando juntas pelo nosso turismo, que precisa, mais do que nunca, dessa parceria. Temos outros exemplos de auxiliares de Flávio Dino e Eduardo Braide trabalhando em parceria nas suas respectivas pastas. Na área da saúde, apesar de problemas menores, os secretários Carlos Lula (Estado) e Joel Nunes (Município) se entendem bem institucionalmente. E é isso que importa. Ainda sofrida, a capital maranhense precisa que Governo do Estado e Prefeitura trabalhem em parceria, independentemente de ideologias e preferências políticas. Gestores maduros conseguem compreender isso, como Flávio Dino e Eduardo Braide dão mostras de compreender, mesmo com as diferenças ideológicas e políticas que os desunem”!!!

*** E pra fechar…

País desmoronando, só camisa de força.

Com método e projeto, um país potencialmente rico está sendo destruído pela insensatez e loucura. Com pandemia longe de controle pela omissão do desgoverno, juros absurdos, desemprego desumano, fuga de investimentos, brutais agressões às instituições retratam a tragédia de ser governado pela esquizofrenia de uma figura despreparada e sem compostura, agravadas pela periculosidade. No passado, quando doentes mentais se tornavam agressivos e perigosos, os hospitais adotavam o método de que dispunham: a camisa de força, que impedia as consequências. No presente, as desmedidas agressões, incontidas e paranoicas, às instituições chegaram à conclusão, embora com tardança, de que precisavam agir contra o desequilibrado que as ameaça, com seu destemor patológico. Penso que o método de assim destruir, sem ser incomodado, seria colocar centenas de militares no governo, na expectativa de que, quando responsabilizado pelos desvarios, teria as Forças Armadas para lhe proteger. Acredito e espero que os militares não agirão na tarefa de atropelar a Constituição, reservando-se o respeito à garantia dos Poderes constitucionais, a lei e a ordem. Para desrespeitar a Lei Maior basta a omissão de um serviçal na PGR, a instituição do MP que a Carta Política deu instrumentos fortes para agir em defesa do regime democrático e da ordem jurídica, funções negadas por um Procurador Geral que apenas aspira ir para o STF. O Capitão do Exército, dele afastado por insanidade, ficará confinado à camisa de força da legalidade constitucional. (Wagner Lago – ex-parlamentar)

********************

O vírus do racismo infectou o Brasil

No Brasil, os valores de liberdade, igualdade e fraternidade têm validade apenas para aqueles que estão dentro do paradigma liberal, ficando fora dessa equação a população negra, incluída hoje no último degrau da escala social.
O preconceito está internalizado na sociedade brasileira. Dissimulado, ele afeta os negros com muita intensidade, em condições estruturais que perpassam as dimensões subjetivas, políticas e econômicas.
Há no Brasil o mito de uma democracia racial, que, na verdade, é uma dissimulação falaciosa que potencializa o racismo estrutural no ciclo interminável de subjugação dos negros, em violação explícita à Constituição Federal.
O período histórico obscuro da escravidão castigou os negros e infectou o Brasil com um vírus que penetrou em todos os aspectos da vida dos afrodescendentes, abrindo uma ferida que causa indignação, com a retórica patriótica nacional de negação histórica. (Antônio Carlos Lula)

********************

MISTÉRIO –

*** Qual é a doutora, filha de ex-prefeito e ex-deputado, que, mesmo quase balzaquiana, anda ‘papando’ um ‘novinho’ que acabou de sair da menoridade, filho de parlamentar do Poder Rangedor???!!! Nem é pediatra…, deve ser coisa de pele mesmo, hahahahahahahaha!!!

*** Qual é o ‘causídico’ que só gosta de ‘aliançada’ e que agora está ‘de grande’ com a ‘cara-metade’ de outro ‘causídico’, ‘dona’ de promover swing com casais da ‘alta’ aqui da ‘Grande Ilha’???!!!

*** Qual empresário forte da ‘Grande Ilha’, de mochila nas costas e tudo mais, estava dando uma ‘incerta’, ontem, à tarde, em uma de suas lojas, localizada na Forquilha???!!! Pense numa fiscalização nos mínimos detalhes!!! É ‘ilso’ aí…!!!

*** Qual é o prefeito que tá doido pra “jogar o celular na parede” de tanto ligar para um secretário e só ouvir: “após o sinal, deixe o seu recado, após o sinal deixe o seu recado”???!!! “Ó baby”, atende ele, hahahahahahahahahahahahaha!!!

*** Qual é o blogueiro que está a ‘mil por hora’, comandando uma orquestração com o objetivo de tentar criar ‘frisson’ no grupo liderado por Flávio Dino que está fechado Brandão???!!!

*** Quem foi o famoso das “baladas musicais” da ‘Grande Ilha’ que foi dar uma ‘pulada de cerca’ e agora está às voltas com uma ‘filial’ com ‘pote’ na barriga???!!!

*** Quem foi o jornalista que tentou ligar o liquidificador para fazer uma vitamina, não conseguiu, e já estava reclamando que o ‘bicho’, novinho, não funcionava, quando a filha alertou: “papai, não vai funcionar nunca…, você colocou a tomada do carregador de celular”???!!! Hahahahahahahahahahah

*** Qual é a ex de ‘escriba eletrônico’ quase influencer que virou GP e ‘saiu’ com um causídico por menos de ‘trezentas pilas’, para surpresa do ‘garanhão’, que, pelo porte da ‘dita-cuja’, pensou que o cachê seria de mil pra cima???!!!

***

AS MANCHETES DA SEMANA

* EDISON LOBÃO NÃO DEVE MAIS RETORNAR À POLÍTICA

   (Não diga… sério???!!!)

* FLÁVIO DINO REPENSA ESTRATÉGIAS E PODE LIBERAR VÁRIOS CANDIDATOS DA BASE

(Só se for da Base da Lenoca; da Base do governo é ‘ruim’…)

* ELIZIANE GAMA: “NINGUÉM, MUITO MENOS UMA MULHER, CHEGA AO SENADO À TOA
(Chegar pode não chegar, mas depois tem uns e umas que ficam…

* SIMPLÍCIO REFORÇA PRÉ-CANDIDATURA E DIZ QUE “É NA MÃO DO POVO QUE ESTÁ O DESTINO DO MARANHÃO

   (Então bora logo procurar a cigana)

* FLÁVIO DINO DIVIDE PARA CONQUISTAR E REPETE ERRO POLÍTICO

   (Das duas uma: ou é “socialismo político” ou o erro é jornalístico)

* LULA GOSTARIA QUE ROSEANA FOSSE CANDIDATA AO GOVERNO DO MARANHÃO

   (Pensava que problema de Lula fosse só na garganta…)

* ITAPECURU ABRE INSCRIÇÕES PARA CASAMENTO COMUNITÁRIO PRESENCIAL
(Ao menos a lua de mel tem que ser presencial…)

* MOTOCICLETAS APREENDIDAS PELA POLÍCIA TUMULTUAM NOS PÁTIOS DAS DELEGACIAS E SEUS DONOS NÃO DEMONSTRAM REAVER SEUS BENS
(Diacho de manchete mais tumultuada…)

* EDILÁZIO SE EMPOLGA COM FILIAÇÃO DE EDIVALDO AO PSD: “CONTRATAMOS CRISTIANO RONALDO”

   (Quem não vai gostar é Bolsonaro!!! CR-7, apesar do número de Garrincha, atua pela extrema-esquerda)

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias