Fechar
Buscar no Site

A aposta de Dino nas PPPs, a insensibilidade política diante de perdas de vidas e as críticas injustas contra o Mateus

Foto: Reprodução

A aposta de Dino nas PPPs, a insensibilidade política diante de perdas de vidas e as críticas injustas contra o Mateus

A aposta de Dino nas PPPs, a insensibilidade de alguns políticos diante de perdas de vidas e as críticas injustas contra o grupo Mateus são destaques no Colunaço deste domingo, 4. Dr. Pêta traz, também, outras “notícias picantes” e os intrigantes Mistérios, como este: “Quem é o empresário, especialista em operar numa grande cidade da Baixada, que, durante a campanha da bem sucedida reeleição do prefeito galã, contratou e não pagou várias pesquisas eleitorais???!!! ‘Rapá’, isso bomba ou será bombado???!!! Escutei bem”???!!! Boa Leitura!!!

COLUNAÇO DO PÊTA –l

PETINHADAS –

*** No domingo passado, o Colunaço do Pêta enalteceu o trabalho significativo e importante que o governador Flávio Dino vem realizando desde março do ano passado, quando foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no Maranhão, mais precisamente em São Luís!!! “Criticado por uma minoria, elogiado pela maioria, o governador Flávio Dino segue tomando providências e adotando medidas que, se por um lado não resolvem plenamente os problemas decorrentes da Covid-19 – mesmo porque isso é muito difícil hoje –, por outro, amenizam esses problemas, e, de alguma forma, levam um certo conforto aos maranhenses!!! E quem, no planeta, tem a solução definitiva para esse mal???!!!, escreveu Dr. Pêta!!!

***

*** Essa semana, o governador maranhense marcou mais um ponto importante nessa luta dificílima contra o vírus que mudou a vida do planeta!!! Na sexta, ao inaugurar, em São Luís, o quarto Hospital de Campanha, Flávio Dino mostrou os bons resultados da grande aposta que fez nas PPPs (Parcerias Público-Privadas), um fato incrementado a um nível que nenhum governo maranhense conseguiu levar!!! O HC foi montado em tempo recorde, no Espaço Renascença (UniCeuma), com estrutura bancada pelo Grupo Mateus e energia gratuita da Equatorial. Dispõe de 60 leitos – dez de UTI – e nada menos que 500 profissionais da saúde estarão empenhados em atender aos pacientes infectados pelo vírus!!! São Luís, Bacabal, Pedreiras e Imperatriz, com seus respectivos hospitais de campanha montados por meio dessa parceria, deixam sem discurso aqueles que não acreditam numa relação perfeitamente viável entre governo e empresas privadas por iniciativa de um governo de esquerda!!! Qual é o ‘mimimi’ de adversários do governo maranhense que resistem a fatos (contra quais não há argumentos) de um Hospital de Campanha, por exemplo, como foi o de Pedreiras, montado em parceria do governo com a Eneva, empresa instalada no Maranhão para produção de energia por meio de termelétricas???!!! Ou o de Imperatriz, que hoje existe graças à PPP com a Suzano Papel e Celulose e Associação Comercial e Industrial daquela cidade???!!! Já o de Bacabal foi doado pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil!!!

*** São parcerias feitas dentro da normalidade, sem registro de qualquer concessão fora dos padrões!!! Os próprios incentivos fiscais, vistos pelos opositores como favorecimento, foram todos feitos de forma transparente, todos apoiados em leis devidamente discutidas e aprovadas pelo poder legislativo maranhense!!! No ‘frigir dos ovos”, com essas parcerias importantes estamos falando de mais de 250 leitos (mais de 30 de UTIs)!!! Imagina o estado sem isso!!!

*** Ao inaugurar o hospital de campanha do Espaço Renascença, Flávio Dino enfatizou que a parceria poder público-empresas privadas é “um bom caminho para combater a pandemia”!!! Ao ouvi-lo, a reitora do Ceuma, Cristina Nitz, emendou: “Nossa instituição é de ensino, pesquisa e extensão, mas nós temos também um papel de responsabilidade social, e eu tenho certeza de que este hospital vai salvar muitas vidas. E, para nós, é um prazer ajudar”!!! Já o empresário Wilson Mateus afirmou, categoricamente: “É o momento de as pessoas serem mais humanas pensarem mais no próximo, e essa parceria público-privado vem selar isto”!!!

*** Rapaz, o que será que está se passando na cabeça de alguns políticos do Maranhão???!!! Mais da metade simplesmente desapareceu desde o ano passado!!! São raras exceções que atualmente se mostram solidárias e sintonizadas com o grave quadro de saúde e de dificuldades econômica que estamos vivendo!!! Dos que estão ajudando e empenhados temos notícias de que nem todo esforço está sendo divulgado e que somente a história trará detalhes corajosos e heróicos sobre a grande batalha contra o coronavírus!!! Dos sumidos, temos exemplos polêmicos, como o da senadora Eliziane Gama, que, após uma longa temporada longe da grande mídia, apareceu, essa semana, em plena sexta-feira santa, numa entrevista na TV Mirante que certamente também ficará para a história, não como uma contribuição ao combate ao Covid-19, mas como uma lamentável prova de que muitos até fingem passar outra imagem à população, mas na verdade só pensam dia e noite em manter o mandato ou chegar ao poder!!!

*** Uma semana antes da entrevista da senadora, o vice-governador Carlos Brandão, entrevistado pela mesma televisão, havia dado um belo exemplo de sensatez e responsabilidade ao pontuar que o atual momento não é pra fazer política, mas pra cuidar de vidas!!! O secretário Simplício Araújo também evitou falar/fazer política e confirmar pré-candidatura num momento como esse!!! O mesmo comportamento é cotidianamente reiterado pelo governador Flávio Dino!!! Aliás, cabe aqui, inclusive, uma observação comparativa: imagina se o governador, o vice e os demais secretários estaduais estivessem todos em campanha explícita por 2022???!!! Já pensou o que seria do Maranhão se 85% do governo estivesse voltado para a campanha política de 2022 e não para a pandemia???!!! Se os recursos que estão sendo destinados a fazer hospitais e abrir leitos em 15 dias estivessem voltados para convênios como esses que alguns prefeitos desafiam até a Covid para irem a Brasília buscar, mas que quase nunca aparecem nos municípios???!!! Já pensou se os aviões e helicópteros, em vez de levar vacinas e resgatar pacientes estivessem sendo usados para fazer campanha política antecipada em plena pandemia???”!!! Voz geral, a senadora foi infeliz e inoportuna!!! Qualquer intenção nobre que possa ter tentado colocar antes foi completamente em vão após seu posicionamento político!!! Sobre a declaração dela, inclusive cabe uma análise bem particular, que consideraria destinação de emendas, acordos sobre recursos extra tetos e a possível pré-candidatura de seu atual marido!!! Ela pode ter ‘comprado’ a ideia, por exemplo, de que em 2026 Carlos Brandão possa tomar a vaga dela no Senado, e, também, de que possa eleger o marido como deputado!!! Pense numa ilusão!!!
*** O certo, meu amigo, é que a extemporânea declaração de voto de Eliziane Gama em favor de Weverton Rocha para governador teve uma repercussão altamente negativa!!! No site do JP, então…!!! Dr. Pêta separou alguns comentários!!! “Já perdeu o meu voto” / “Jamais será governador” / “Lamentável…só faz escolhas erradas…a resposta virá em breve” / “Perdeu meu voto” / “Novidades! Eles que tirem os ‘cavalinhos deles da chuva’. Vão ficar só na vontade” / “Essa não tem os votos nem da igreja dela” / “Maranhão mal representado” / “Não voto nunca mais nos dois” / “Só pensam nisso. Não têm empatia com as famílias dos falecidos, dos hospitalizados. Precisamos cerrar fileiras para vacinas, insumos. Já disseram que os falecidos também eram eleitores, já que não pensam outra coisa”? / “Meu Deus! Ninguém está pensando nisso agora. Que tristeza esse ser humano” / “Com esse apoio, já perderam” / “Muito triste. Os políticos só pensam em si mesmos. Esse não ganha meu voto” / “Oportunista. Dois que não fazem falta para o Maranhão”…!!! Vendo aí???!!!

*** Um informe publicitário na página oficial da Prefeitura de Barreirinhas deu o que falar, essa semana, na região dos Lençóis!!! Pense num ‘tititi’!!! Dizia assim: Coronavírus – informações urgentes; o município de Barreirinhas se encontra em situação epidemiológica crítica. Use máscara, higienize as mãos, mantenha o distanciamento!!! E aí, arrematava ‘brilhantemente’: “A prevenção é a forma mais segura PARA A CONTAGEM SEGUIR EM FRENTE”!!! Hahahahahahahahahahahaha!!! SINISTRO!!!

*** Falar em Barreirinhas, olha só essa outra quem vem de lá!!! Um diretor pesado do ‘Poder Rangedor’ ligou para um ex-deputado e ex-prefeito da terra dos Lençóis pedido para ele providenciar uma lancha, pois iria passar o feriadão por lá com a família, a cunhada e o concunhado, ambos prefeitos!!! Animado, o ex-prefeito não demorou, deu o retorno: a lancha custaria 5 mil a diária, incluído piloto e o garçom, o popular “Bolsonaro”…, tudo para agradar os convidados!!! Não demorou muito, veio a ligação do diretor cancelando o passeio, pois todos estavam com medo da Covid!!! Desolado, o ex-prefeito foi se lamentar na casa de um ex-presidente do ‘Rangedor’, tomando uma gelada e reclamando que ele tinha perdido a feira da semana santa, hahahahahahaha!!!

*** Rapaz, a verdade tarda, mas não falha!!! E verdade verdadeira aconteceu na quinta, 1º de abril, quando veio à tona uma longa dúvida de antigos basqueteiros maranhenses sobre ‘nosso’ ‘assessor-parlamentar-alado’: se ele, afinal, foi ou não foi o maior ‘gato’ (atleta que aumenta a idade) do basquete brasileiro!!! Resultado: o ex-atleta foi ‘gato’, sim!!! Senão, vejamos: ele disputou, em janeiro de 1970, o Infantil, em Feira de Santana, com 14 anos!!! Certo???!!! E como é que, em 1º de abril, agora, ele vacina contra a Covid 19 no Grupo de 69 Anos???!!! Pior que, ‘sugestiva e coincidentemente’, ainda pegou a senha 58 (5+8=13), número da camisa que ele jogava na seleção maranhense!!! Marrapá…, demorou 51 anos para os basqueteiros terem certeza se ‘inseto’ era ‘gato’ ou não: a final, nem quando derrubaram o Costa Rodrigues ele ‘caiu do telhado’!!! Pode crer…, essa não é fake não!!!

*** O grupo Mateus foi criticado, essa semana, devido ao grande número de frequentadores de suas lojas de supermercados!!! Os críticos, no entanto, não atentam para detalhes que deveriam atentar!!! Sendo enquadrado como serviço essencial, o Grupo Mateus mantém suas lojas abertas dentro do horário estabelecido em decreto estadual e seguindo os protocolos sanitários de segurança como medida de prevenção e combate à proliferação do novo coronavírus!!! Essas medidas são reforçadas em suas campanhas publicitárias, redes sociais, repetidamente lembradas pelos locutores em todas as lojas para conscientização dos clientes!!! Estes é que precisam também colaborar e respeitar os protocolos!!! Qualquer ‘fiscalização’ em qualquer supermercado Mateus constatará que na equipes estão postadas na entrada das lojas para aferir temperatura e fazer a higienização dos carrinhos e das mãos dos clientes com álcool em gel!!! Além dessas providências, pias foram instaladas na parte externa para os clientes lavarem as mãos antes mesmo de adentrarem as lojas, caso prefiram!!! E em cada caixa foi aplicada sinalização educativa para orientação de distanciamento social nas filas!!! Por fim, além de todos estes procedimentos, só é permitida a entrada de clientes, obrigatoriamente, utilizando máscara!!! Pois é…!!!

*** As redes sociais ‘lotaram’, essa semana, de ‘notícias’ dando conta de que governadores estariam escondendo vacinas e tornando lento o processo de imunização de pessoas!!! Quem não gostou foi Flávio Dino!!! Indignado com as postagens, o governador “abriu a caixa de ferramentas”: atribuiu as ‘notícias’ a quadrilhas de fake news, chamou de criminosos os integrantes dessa rede de internautas, e pediu à população para não dar ouvidos a fakes que objetivam jogar a população contra os governadores!!! Flávio Dino disse que o Maranhão já recebeu 1 milhão de doses de vacina, distribuiu 779 mil e que os municípios já aplicaram 494 mil doses até o dia 31 de março!!!

*** “Nós vamos continuar com a logística, são milhões de reais aplicados todos os dias para a entrega das vacinas e na próxima semana teremos equipes próprias do governo auxiliando a vacinação nos municípios. Não deem ouvidos a esse tipo de gente que chamamos de criminosos ´porque quem comete esse tipo de crime deve ser chamado assim. Não liguem para mentiras espalhadas na internet porque nós temos a principal arma que é a verdade”, disse Dino!!!

*** No domingo passado o Colunaço ‘noticiou’ que um secretário da ‘Grande Ilha’ havia recebido um conjunto de propostas elaboradas por um sindicato visando à valorização dos servidores municipais!!! Pois bem…, no dia seguinte, segunda-feira. o auxiliar municipal já teve agenda com as lideranças e repassou que a pauta está sendo estudada ponto a ponto!!! E mais: o sindicato tem encontrado portas abertas e dialogado com os gestores em todas as secretarias e autarquias municipais para levar as demandas pontuais de cada órgão!!! Portanto, parabéns aos atores!!!

*** Rapaz, a crise sanitária no país tá tão ‘braba’, que tem feito com que fabricantes internacionais de suprimentos para vacinas enfrentem dificuldades para enviar remessas de reagentes e insumos para o Brasil!!! Pois é…, o cenário se dá em meio a reduções de previsões de entregas de imunizantes em abril!!! E já acendeu o alerta amarelo para possíveis atrasos nas entregas ao PNI (Plano Nacional de Imunização) após negativas de empresas estrangeiras em realizar voos para o Brasil!!!

*** O deputado federal pelo Rio de Janeiro, Hugo Leal (PSD) solicitou audiências com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para discutir a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)!!! A pergunta é: será que algum parlamentar do Maranhão poderia ter uma iniciativa semelhante pela EF 232 Balsas-Porto Franco???!!! Sim, porque os bilhões de reais da outorga antecipada da EFC estão indo todos embora do Maranhão!!! A primeira audiência solicitada pelo deputado Leal tratará da renovação antecipada da FCA!!! Outras duas serão para discutir a concessão da Rodovia Rio-Valadares e a concessão da NovaDutra!!! Os encontros já foram aprovados na última reunião da CVT (Comissão de Viação e Transportes) da Câmara, da qual o parlamentar carioca é vice-presidente!!! “ACORDA, MARANHÃO!!!

*****************************************************
*** COLOCAR AQUI O JP MEMÓRIA
*****************************************************

*** E pra fechar…

A HUMANIDADE CLAMA PELA SUA AJUDA

Muita gente ainda insiste em não aderir a medidas sanitárias de prevenção ao Covid-19. Pessoas lotam praias, ruas, estabelecimentos… A vacinação até hoje só imunizou cinco milhões de brasileiros com duas doses, e beiramos os quatro mil óbitos diariamente em nosso país.

As previsões de todos os especialistas apontam para as piores semanas, talvez meses, com dezenas de milhares de pessoas morrendo enfrentando a covid-19 e o colapso de um sistema de saúde que até agora tem dado conta do recado bravamente.
A comparação mais comum é que as quase quatro mil vidas seriam como mais de 10 aviões lotados caindo todo dia, sem sobreviventes. E, no caso da covid-19, não são os passageiros as únicas vítimas diárias.

Tenho conversado com muitos profissionais da linha de frente, maranhenses e de outros estados; tenho visto em seus olhos a dura realidade do ônus que já existe em outros estados e que pode chegar aqui: o de decidir quem vai primeiro para a valiosa vaga de UTI existente. Tenho ouvido soluços de profissionais relatando os momentos que antecedem a uma intubação, quando os pacientes entregam seus telefones aos enfermeiros, após o choro, a tristeza, a voz apavorada em ligações telefônicas breves, que, em 50% dos casos, é de despedida de seus entes queridos.

Tenho rezado por esses profissionais que buscam forças, mesmo exauridos após 14 meses de combate. São sempre panglossianos com suas palavras otimistas, não desnudam o crítico quadro de saúde de pessoas que são convencidas a aceitar a ventilação mecânica ao saber que é a alternativa para não sucumbirem, por insuficiência respiratória, em poucas horas.

Também rezo e peço luz divina na mente de pessoas que acreditam em tudo o que leem nos grupos de redes sociais e que estão de costas para a ciência; que não seguem normas de controle sanitário e medidas restritivas ao bradarem que um “tratamento precoce” cura e resolve. Rezo por gente que me alcança até pela madrugada pedindo ajuda para encontrar um leito, e também pelos que só enxergam interesses individuais; desde pequenos prazeres a grandes lucros, colocando os interesses da coletividade em segundo plano.
Essa receita do tratamento precoce gerou tragédias como a de Manaus, Porto Alegre, Araraquara, e vai gerar onde não for compreendido que as medidas sanitárias devem ser obedecidas.

Também peço sempre a Deus pelos parentes e pelas vítimas desse vírus, e tenho lutado para ajudar a evitar mais mortes. Acredito que cada um pode fazer a sua parte; seja um simples cidadão ou mesmo uma empresa.

Esta pandemia é uma prova de fogo para a humanidade, e por isso o peso deve ser compartilhado. Não podemos deixar todo o peso sobre os profissionais de saúde ou pessoas que estão trabalhando na retaguarda deles. Acima de tudo, não podemos sabotá-los impingindo mais peso ainda nas suas difíceis missões.

Precisamos todos ajudar, mostrar que temos responsabilidade, e exercer a nossa liderança em casa, na rua, no bairro, no trabalho, na igreja, na administração pública e na política de saúde, para que tenhamos o máximo de pessoas vivas para ajudar na reconstrução de nossas cidades, estados e países.

Precisamos dar o melhor de nós. Ter os melhores de nós na liderança dessa guerra fará toda a diferença. A hora pede líderes sensíveis a todos e não apenas à sua própria situação ou seu entorno; solícitos e dedicados a fazer o bem e ter empatia com o próximo.E líderes solidários com o momento plural que ainda está permeado por egoísmos individualistas.

Acredite, você pode contribuir! A humanidade está clamando pela sua contribuição.

SIMPLICIO ARAÚJO,
Secretário de Indústria, Comércio e Energia

********************

MISTÉRIO –

*** Quem é o empresário, especialista em operar numa grande cidade da Baixada, que, durante a campanha da bem sucedida reeleição do prefeito galã, contratou e não pagou várias pesquisas eleitorais???!!! ‘Rapá’, isso bomba ou será bombado???!!! Escutei bem???!!!

*** Qual assessor-parlamentar-alado se vacinou na sexta-feira (1º), e saiu direto do posto para comemorar no Bar do Léo???!!! Pense num inseto sem juízo!!!

*** Qual é o edil da Baixada Ocidental Maranhense que, em nome do prefeito de seu município, recebeu quase “cem pilas” de propina, por transferência bancária numa agência de banco oficial da ‘Grande Ilha’???!!!

*** Quando as obras na cabeceira na ponte do Ipase e na Rua Zoé Ceveira, na Alemanha, serão entregues à população???!!! Missão para a Caema resolver logo e ajudar a melhorar a balneabilidadedas praias!!!

*** Quem foi o candidato a prefeito da ‘Grande Ilha’ que, embora não tenha se elegido, ‘bamburrou’ nas urnas e agora está precisando resolver suas dívidas de campanha???!!! ‘Rapá’…, dívidas não contabilizadas também precisam ser pagas!!!

*** Quem foi o prefeito que depois de descobrir que a ‘cara-metade’ estava ‘pulando a cerca’ veio embora para a ‘Grande Ilha’ e se homiziou num ap de luxo, onde agora tenta ‘se vingar’ com altas farras no novo ‘lar’???!!!

*** Quem é a ‘gata-musa’ da Secom que anda arrebatando corações na pasta, deixando certas figuras com ‘água na boca’???!!!

*** Qual é a auxiliar de terceiro escalão que lidera perseguição a desafetos da “política de classe” em detrimento da gestão e das suas obrigações de “coordenar” a aquisição de insumos hospitalares???!!!

*** Quem terá sido o ‘dono’ da ‘bendita ideia’ e em qual cartório fizeram o maior ‘gato’ do Basquetebol maranhense e brasileiro???!!! Quem terá sido???!!!

*** 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias