Fechar
Buscar no Site

A ameaça de parlamentares do MA num gabinete ministerial, a nova negociação na Difusora, as estocadas de Rodrigo Lago e o chilique de Sarney

A ameaça de dois parlamentares maranhenses na ante-sala do ministro da Educação de Bolsonaro, depois de uma tentativa da assessoria de tentar impedir que eles entrassem numa audiência com o celular; a nova negociação entre Edinho Lobão e os arrendatários da Difusora, numa outra concepção de sociedade; as estocadas do secretário Rodrigo Lago em Adriano Sarney, na entrevista ao programa Resenha, da Difusora; e o chilique de Sarney pra cima de Alcolumbre depois da demissão de apadrinhados de caciques do MDB são algumas das ‘notícias’ deste domingo do Colunaço do Pêta, da edição impressa do Jornal Pequeno, que O INFORMANTE publica agora com exclusividade na versão online. Boa leitura

 

COLUNAÇO DO PÊTA – 30.03.19

PETINHADAS –

*** Olha essa que aconteceu em Brasília!!! Na quinta-feira, 29, o ministro da Educação, Ricardo Vélez, recebeu parlamentares da bancada maranhense numa audiência em seu gabinete!!! Na chegada dos deputados e senadores, a assessoria do ministro, cumprindo ordens, pediu que os parlamentares deixassem o celular fora da sala de reunião!!! Weverton e Pedro Lucas não gostaram da atitude, disseram que não iam deixar os aparelhos e que, se tivessem que fazer isso, iriam embora!!! A assessoria recuou e deixou que os dois participassem da audiência devidamente ‘celularizados’!!!

*** Rapaz, que raios e trovões foram esses que atingiram a “emissora debaixo da ponte” e afetaram os seus equipamentos, causando um verdadeiro alvoroço lá pras bandas da Camboa, na última quinta-feira???!!! Pior que, além dos equipamentos, parece que as ‘faíscas’ e ‘relâmpagos’ não só das chuvas, como dos novos rumos que a emissora está tomando, mexeram também com a ‘cachola’ de um coordenador!!! Meu amigo, o ‘cabra’ ‘aloprou’ ao tomar conhecimento das mudanças em andamento no complexo de comunicação dos Lobão, por conta de uma renegociação, entre o proprietário Edinho e os arrendatários da empresa, que está trazendo de volta para o comando, agora com uma participação de quase 100%, um polêmico causídico!!! Indignado, o ‘dito-cujo’ tirou pra fora, deixando no sufoco o principal companheiro de programa, com duas entrevistas agendadas para aquele dia no ‘Ponto e Vírgula’: do senador Weverton e do deputado Gastão Vieira!!! Pra completar, além de ter que ‘se virar nos trinta’ (sem nenhuma alusão às brincadeiras que fazem com Edinho, claro, kkkkkkkkkkkkkk), o ‘apresentador solitário’ foi surpreendido com o inesperado raio que caiu nos transmissores e tirou o programa do ar, logo depois da entrevista com Weverton, e quando Gastão já se preparava para ‘entrar ao vivo’!!! Foi um verdadeiro Deus nos acuda no stúdio!!! Pense num ‘Cabaré do Laska’!!!

*** Com o novo contrato de arrendamento, que inclui “honrar uma dívida” já elevada, algumas mudanças já foram concretizadas, sendo a principal delas a substituição do atual superintendente da emissora, que, inclusive, por coincidência, já havia manifestado (e comunicado) a intenção de partir para duas novas missões maiores!!! Um outro superintendente, de fora, está vindo para ocupar o cargo!!!

*** E deu o que falar a entrevista dessa sexta-feira, 29, de Rodrigo Lago para o programa Resenha, da TV Difusora!!! O secretário, que recentemente assumiu a pasta de Comunicação e Assuntos Políticos do Leões, fez um questionamento interessante: onde estava o deputado Adriano Sarney quando a tia recebeu a informação de que a previdência do Maranhão estava mal das pernas???!!! “Em 2009, um estudo já revelava que a previdência do regime próprio não se sustentaria após alguns anos, mas nenhuma medida foi tomada pelo governo anterior”, disse Rodrigo Lago!!!. E completou: “O grupo de Adriano Sarney é que tem que explicar porque não foi tomada nenhuma medida quando foi identificado, ‘lá’ no governo Roseana, o déficit no fundo de previdência”!!! Tooommaaa!!!

*** Ainda na entrevista, ‘assistida’ na íntegra por Dr. Pêta, Rodrigo Lago já começou com uma ‘voadeira’ no ‘pescoço’ dos Sarney!!! Citando números, o secretário revelou que quando a grupo Sarney deixou o governo, em 2014, deixou os cofres vazios e com muitas contas a pagar!!! Até o dinheiro da previdência do servidor, que foi retido na folha de dezembro, tinha sido gasto!!! Foi Flávio Dino que teve que repor o recurso com a arrecadação nos primeiros dias do seu governo, lembrou Lago!!! ‘Eita’ herança!!! ‘Rapá’…!!!

*** Quem diria, o Sarney saindo do sério!!! Pois é…, não se conteve com a ‘vassourada’ do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que ‘defenestrou’ alguns ‘apadrinhados’ seus do Congresso Nacional, o ex-presidente pegou o telefone e praticamente chamou o ‘conterrâneo’ amapaense de moleque!!! A revelação, replicada pelo blog O INFORMANTE, foi feita pela coluna Radar, da Revista Veja que está nas bancas desde a sexta-feira!!! O que mais ‘doeu’ em Sarney foi a exoneração da sua ‘eterna’ assessora Maria Vandira Peixoto, que há duas décadas estava com ele!!! “Em tom pouco amistoso (algo raro), o ex-presidente reclamou das demissões dos ‘afilhados’ e falou em ‘molecagem”!!!

*** E não é que a famosa ‘panelada das Quatro Bocas’, em Imperatriz, ganhou mais um adepto???!!! Pois é…, o senador Weverton foi visto por lá essa semana ‘filando a boia’, depois de terminar a agenda na cidade!!! E não foi a primeira vez!!! Perguntado por que não estava em um restaurante, respondeu: “porque sou fã da panelada daqui”!!! E então, como político adora falar de política, Weverton aproveitou o horário do jantar para conversar com o pessoal das barraquinhas sobre a reforma da Previdência!!! Queria saber o que as pessoas que estavam ali pensavam e como achavam que ele deveria votar!!! Tá certo…, tem mais é que ir onde o povo está e ouvir muito!!! É isso que os eleitores esperam hoje da classe política!!!

*** Quando O INFORMANTE levou a notícia a público aqui na ‘terrinha’, a repercussão não tardou: “A pior parte é que essas pessoas abandonam o protetor”, comentou um assíduo leitor do Dr. Pêta, lembrando o caso de um ex-prefeito conhecido dele!!! Dias após deixar o cargo, o ex-alcaide ‘berrava’ num café da manhã: “onde estão os meus amigos”???!!! E ouviu da esposa: “Vou comprar uns de quatro patas para você, porque esses são fiéis”!!!

*** Um outro falou que a decisão de Alcolumbre, para ele, é um ato de limpeza pública, mas, para outros, é molecagem!!! “Para o ser humano, a penicilina é um remédio, um defensivo; para o micróbio é um pesticida, um veneno…, cada qual escolhe o seu lado!!! Uns ficam com o ser humano; outros, com o micróbio, hahahahahahaha”!!!

*** Rapaz, viram a Nana Caymmi ‘classificando’ Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque como “chupadores de pau de Lula”???!!! Pois é…, Caymmi, que está lançando disco novo, ‘soltou o verbo’ numa entrevista ao jornal Folha de São Paulo dizendo que votou em Jair Bolsonaro no segundo turno indo na contramão da maioria de seus colegas artistas!!! E ‘mandou bala’: “É injusto não dar a esse homem um crédito de confiança. Um homem que estava fodido, esfaqueado, correndo pra fazer um ministério, sem noção da mutreta toda…, só tirar PMDB e PT já é uma garantia de que a vida vai melhorar”, disse a filha de Dorival Caymmi, finalizando: “Agora vêm dizer que os militares vão tomar conta? Isso é conversa de comunista. Gil, Caetano, Chico Buarque…, tudo chupador de pau de Lula. Então, vão pro Paraná fazer companhia pra ele. Eu não me importo”!!! Nana, nos anos 60, foi casada com Gilberto Gil!!! “Jesus/Maria/José”…!!!

*** Meu amigo, o Ministério Público precisa averiguar o que anda acontecendo lá pras bandas de um município do sertão maranhense!!! A algumas dezenas de quilômetros da ‘Princesa do Sertão’, o atual prefeito empregou a mãe como titular da secretaria de Cultura; um irmão como secretário de Educação e outro mano na Secretaria de Finanças do município!!! Sem falar nos servidores contratados que recebem abaixo do mínimo: garis, vigias e zeladoras, todos contratados

sem nenhum critério de seleção!!! E não para por aí!!! A prefeitura tem ‘servidores’ que moram em outras cidades!!! É, meu amigo, o negócio por lá está ‘bravo’ (ops) ‘brabo’!!!

*** Rapaz, o ‘pau tá cantando’ num condomínio de luxo ali pras bandas da Península!!! Tudo por causa da disputa pelos cargos de síndico e subsíndico do prédio!!! A bagaceira é porque tem uma ‘galerinha’ que não quer ‘largar o osso’!!! Agora, imagina você tendo um vizinho, dono da empresa que administra o Condomínio…, é pra viver ‘pisando em ovos’ para não ofender!!! É, ‘rapá’, o jeito é acompanhar essa disputa pra ver quem vai se sair melhor nessa ‘briga’ pelo controle da Morada dos Deuses!!!

*** E a ‘velha’ Barreirinhas completou 81 anos de emancipação, nessa sexta-feira, 29!!! Para comemorar a data, um morador da cidade ‘mandou ver’ com uma programação “de primeira qualidade”, que começou logo cedo, às 5 da matina’, com chuva de lama pelas ruas do município!!! Ás o6h, torneio de Polo Aquático nas vias da ‘Cidade Nova’!!! Ás 07h, corrida de boia nas ruas do Santarém. Vila Anselmo e Cidade Nova!!!  08h, interdição de vias por estarem intrafegáveis em vários bairros!!! 09h, prêmio ‘babão do ano”!!! 10h, corrida dos professores atrás dos vereadores e do prefeito para reivindicarem seus direitos!!! 11h, corrida dos ‘babões’ com revezamento de buracos e obstáculos!!! 12h, Prêmio Vereador do Ano, nas categorias “não faz nada” e “cara de pau”!!! 13h, corrida dos moradores atrás de trator para tentar resolver problemas!!! 14h, concurso de Adivinhação, com  as perguntas:
1) Pra onde é que vai o dinheiro do voucher?
2) Quanto vale o voto de um vereador?
3) Quanto ganha um babão profissional?
4) De quem é o quadriciclo que o secretário adjunto do meio ambiente anda???!!!
Das 15 à 00h. Programação Cultural de sempre: Banda Mesa Lama de Bar; Forró da Biqueira; Banda Toyota atolada; Babões do Arrocha; Grupo de Seresta Baba Ovo na Colher…!!! E, finalmente, a atração principal: a musa dos Lençóis Maranhenses Priscila Cheully!!!

*** Rapaz, esse amapaense presidente do Senado é ‘doidão’ mesmo!!! O Davi mandou a Polícia Legislativa da ‘casa’ imprimir rostos e nomes dos servidores que foram exonerados para ajudar a barrá-los caso eles tentem entrar no Congresso Nacional!!! Já pensou a Vandira Peixoto tentando entrar no Senado e sendo ‘barrada’ pelo ‘carômetro’!!!

***  E na Princesa do Sertão, o ‘tititi’ é o editorial “O leão da Metro”, do blogueiro Ricardo Marques, que foi encaminhado por moradores da cidade ao Dr. Pêta!!! Por orientação do meu chefe, foram tirados alguns ‘excessos’, mas, basicamente, o texto é esse:

“Na década de 90, o leão, marca da Metro Goldwyn-Mayer, era famoso por aterrorizar crianças e até adultos na abertura dos seus filmes. A fera aparecia dentro de um arco e rugia ferozmente. Era o suficiente para despertar temor na plateia.

Aqui, em Caxias (MA), também na década de 90, encarnou-se um personagem, que, tal qual o leão da Metro, assombrava a tudo e a todos com seu rugido.

De tão autoconfiante no poder do seu rugir, o leão caxiense aprontava de tudo. Batia em cara de juiz; arrancava lacres da Polícia Federal; rasgava citação judicial e, pasmem, chegou a botar em cárcere privado dois oficiais de Justiça que foram lhe entregar um mandado de intimação. Além disso, cassava liminares e as derrubava por telefone, tamanha era a força e influência que tinha nos tribunais da capital, onde até os meritíssimos temiam os efeitos da sua influência.

O tempo passou e o leão envelheceu. Os dentes caíram, as garras amoleceram e o rugir afinou. O leão de Caxias fraquejou. Cassado por corrupção, foi cinco vezes preso. Conheceu, inclusive, a Penitenciária de Pedrinhas, onde por 48 dias foi o interno que mais deu trabalho aos agentes, pois não queria de jeito nenhum vestir o tradicional uniforme alaranjado.

Agora, o ‘velho’ leão perdeu tudo que amealhou. O pouco que ainda não foi a leilão está em nome de ‘laranjas’, sujeito, portanto, a mais processos judiciais por lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio.

Vivendo num mundo distante da realidade e sem se dar conta de seu estado, o leão de Caxias tem surtos, e quando isso acontece pensa que ainda pode infligir medo nas pessoas de bem da cidade. É comum vê-lo na porta do prefeito esperando dinheiro para pagar as PA’s que o atormentam, algumas em fase de execução. O mandatário não o atende mais, cansou. O leão de Caxias sai irado, ameaça fazer novos rugidos.

A toda hora tenta rugir contra tudo e contra  todos. Não poupa ninguém, nem mesmo aqueles que hoje o alimentam.

O fato é que a fera de outrora já não mete mais medo em ninguém.

*** É caótica a situação das ruas da Pindoba, tomadas de verdadeiras ‘crateras’!!! A situação está tão complicada, que a empresa de ônibus que serve a comunidade não está mais permitindo que seus veículos passem por algumas dessas vias!!! Com a palavra o prefeito Domingos Dutra!!! Ou a primeira-dama!!!

*** E pra fechar…

A corrupção e a criminalidade de rua

.Entre muitos existe a opinião de que são poucos os presos no Brasil, porém a realidade é completamente diferente. Segundo dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão do CNJ, possuímos a terceira maior população carcerária do mundo, com 705.614 presos. Somente os Estados Unidos, com 2.297.400, e a China, com 1.650.000, possuem mais encarcerados.

O número de encarcerados cresceu mais de 100% de 2005 a 2018, sem que houvesse uma diminuição da criminalidade. Desses, espantosamente, quase a metade, cerca de 40%, ainda é constituída de presos provisórios, ou seja, aguardam o julgamento definitivo de seus casos pela Justiça. Apesar de todo esse encarceramento, em 2016, houve mais de 62.000 homicídios.

Passou da hora de se tomar uma atitude séria e corajosa, pois, a cada dia mais grave a situação da criminalidade se torna. É que se forma, nos dias atuais, à custa da desenfreada corrupção, uma legião de futuros integrantes do sistema penitenciário, os chamados menores em conflito com a lei.

Têm-se, nesse sentido, certeza de que esse custo não vale a pena. Na verdade, cidades pequenas, outrora pacatas, vivem cheias de crianças e adolescentes  abandonados à própria sorte, o que obriga o Judiciário, sem recursos e sem meios, a ocupar o lugar do poder público na proteção dos direitos da criança e do adolescente.

É preciso se refletir sobre o futuro desses jovens. Os meninos começam com pequenos furtos para comprar drogas, de viciados em crack passam ao assalto à mão armada e ao tráfico de drogas pesadas. Para as meninas, resta o caminho sombrio e perverso da prostituição, não havendo solução, pelo menos na atual conjuntura.

Vê-se, com perplexidade, que em relação a essas pessoas fracassaram a família, a escola e o poder público, instituições extrajudiciais de combate ao crime, sobrando para a polícia prender e para o Judiciário, detentor do direito de punir estatal, a tarefa exclusiva de conter a criminalidade, condenando o delinquente e atirando-o às masmorras.

A situação social é uma das responsáveis pelo abandono desses jovens. De acordo com estatística do IBGE, publicado no sítio do órgão na internet, 11,7% da população economicamente ativa (PEA) está desempregada, o que representa 12,7 milhões de brasileiros, duas vezes a população do Estado do Maranhão.

Dos que estão ativos no mercado de trabalho, cerca de 20% sobrevivem com menos de um salário mínimo por mês, sendo que metade ganha, no máximo, dois salários. Somente em São Paulo vivem perto de um milhão de pessoas em condições subnormais, ou seja, moram em favelas, cortiços ou domicílios improvisados.

Não menos alarmante é o analfabetismo no Brasil. Segundo o IBGE, há ainda 11,5 milhões de brasileiros analfabetos, com 15 anos ou mais. É o equivalente a 7% da população, enquanto na Argentina esse percentual é de 3%, e no Chile, 4%. Das regiões, o Nordeste está em pior situação. Enquanto no Sudeste os analfabetos são 3,5%, no Sul, 3,5%, no Centro-Oeste 5,2%, no Norte, 8,0%, no Nordeste, 14,5%, tornando o pior percentual de analfabetismo entre as regiões do Brasil.

Portanto, é de se concluir que, se não houver a contenção da corrupção, não haverá recursos para se investir forte no avanço da qualidade de vida do povo. Com a criação de empregos, com educação e melhoria das condições básicas de moradia e de saúde. Essas medidas, ao lado do aumento da segurança, diminuirão a criminalidade no Brasil, que passou dos limites há muito tempo.

(Roberto Veloso, ex-presidente da Associação dos Juízes Federais – Ajufe, professor doutor da UFMA e do Ceuma)

**********

Bom dia, meu amigo Lourival;

Parabéns pela matéria sobre a Base de Alcântara, publicada na edição de sexta-feira, 28, do Jornal Pequeno. Esse é jornalismo sério, isento e construtivo. Sempre disse que o JP é um patrimônio do Maranhão. Desde os tempos do meu saudoso amigo Ribamar Bogéa é um veículo de comunicação que sempre abriu suas páginas ao contraditório, mesmo para aqueles que dele discordam. Tenho orgulho de, em 1975, ter recebido a Medalha do Mérito do JP, que com muito orgulho faço constar no meu currículo. Que deus o abençoe, com seus irmãos, Dona Hilda e demais familiares, hoje e sempre. Um grande abraço

Lourenço Vieira da Silva (Secretário de Educação no governo Jackson Lago – Brasília DF)

**********

MISTÉRIO –

*** Quais foram os dois parlamentares maranhenses (um deputado federal e um senador) que ‘peitaram’ a assessoria do ministro Ricardo Velez, quarta-feira, no MEC, e ameaçaram ir embora caso fossem obrigados a deixar os respectivos celulares fora da sala de reunião, como queria um assessor ministerial???!!!

*** Qual foi o presidente de entidade de classe que ameaçou processar quem não pagou precatórios e agora mudou de ideia, depois de descobrir que, no caso, teria que processar uma ex-governadora???!!!

*** Qual é o vice que tem pavor de sentar na cadeira do titular, e vai dar trabalho se o chefe tiver que se ausentar do Estado???!!! E olha que nem tem problema de coluna como o ministro Joaquim Barbosa, que despacha de pé, hahahahahahahaha!!!

*** Qual ex-superintendente de grupo de comunicação, que, além de uma nova missão – política -, está ‘partindo’ para um empreendimento empresarial na vizinha Teresina???!!!

*** Quem são os blogueiros que, por mais que deem ar de bomba em suas postagens, não conseguem mais repercussão por causa da falta de credibilidade???!!!

*** Qual foi o magistrado decano que chamou a atenção, sexta-feira, ao chegar no TJMA com um vistoso blazer salmão comprado em Nova Iorque???!!!

*** Qual é o prefeito da ‘Grande Ilha’ que está com um índice de aprovação baixíssimo e encurralado por protestos de vários segmentos da comunidade, principalmente de professores???!!!

*** Quem é o novo superintendente ‘alienígena’ que está chegando para assumir na emissora ‘debaixo da ponte’???!!!

*** Qual é a lanchonete localizada no Aracagy que, quando você passa uma nota de 100 reais para pagar o lanche, as atendentes dizem logo que não tem troco???!!! Ou seja, o cliente fica com fome porque as meninas devolvem os 100 reais e não atendem alegando que o dono do pequeno negócio não deixa troco!!! Marrapá!!!

***

 

 

O conteúdo d'O INFORMANTE é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Notícias